TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Dos Impactos No Psicológico Dos Estudantes De Graduação

Por:   •  19/9/2019  •  Abstract  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Dos Impactos No Psicológico Dos Estudantes De Graduação Em Ciências Biológicas Da Universidade Federal Do Ceará

FRANCISCO ARTHUR VICTOR SILVA FIGUEIREDO1, ISABELLE MARIA SANTOS PEIXE2, JOSÉ ARY GOLÇALVES JÚNIOR3, LUIS EDUARDO MELO ARAÚJO4,MARIA VICTORIA ALVES ARAÚJO5

ABSTRACT - (Analysis Of The Psychological Impacts Of Undergraduate Students In Biological Sciences Of The Federal University Of Ceará). Analysis of the psychological impacts of undergraduate students in Biological Sciences at the Federal University of Ceará). Currently, people suffer from psychological pressure exacerbated by society, either for professional success or for personal success, which is inherent in our time. From this, it was decided to begin this work, with initial focus on the Biological Sciences students of the Federal University of Ceará, in order to quantify and qualify the psychological impacts caused on university students due to this social imposition. A questionnaire was applied through the Google Docs platform, composed of ten items that covered the study's interest segments. According to the answers, it was noticed that the saturation of academic activities causes accentuated stress to the students, damaging both their physical as well as mental health, and thus discouraging them to continue to graduate.

Key words: University students, psychological pressure, stress, graduation, mental health.

RESUMO - (Análise dos impactos no psicológico dos estudantes de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará). Atualmente as pessoas sofrem uma pressão psicológica exacerbada por parte da sociedade, seja para terem sucesso profissional, seja para terem sucesso pessoal, que é inerente à nossa época. A partir disso, resolveu-se dar início a este trabalho, com foco inicial nos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de quantificar e qualificar os impactos psicológicos causados nos universitários por conta dessa imposição social. Aplicou-se um questionário, através da plataforma Google Docs, composto por dez itens que abrangeram os segmentos de interesse do estudo. De acordo com as respostas, percebeu-se que a saturação de atividades acadêmicas causa estresse acentuado aos estudantes, prejudicando tanto sua saúde física como também mental, e assim desencorajando os mesmos a continuar cursando a graduação.

Palavras-chave: Universitários, pressão psicológica, estresse, graduação, saúde mental.

INTRODUÇÃO

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. De acordo com o contexto social, é notório perceber que a sociedade impõe responsabilidades que cobram das pessoas que elas tenham rapidamente, tanto sucesso pessoal, quanto sucesso profissional, de certa forma isso acaba afetando a saúde mental das pessoas, visto que elas acabam tendo estresse contínuo, não repousam bem e acabam se prejudicando, como foi possível observar através da enquete. Uma doença que pode se alastrar por conta disso é a Depressão, que segundo a OMS é um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Tal doença pode ser ocasionada devido à sobrecarga de responsabilidades acadêmicas durante a graduação.

Durante a graduação é possível observar que alguns alunos estão com a saúde mental debilitada, por conta dos seus comportamentos. Como forma de registrar e confirmar isso, foi realizado um questionário com 10 perguntas, tendo como foco principal o registro de sintomas e relatos de alunos de Ciências Biológicas da UFC (Universidade Federal do Ceará) durante a graduação.

MATERIAL E MÉTODOS

A análise metodológica ocorreu por meio da aplicação de um questionário criado na plataforma Google Docs contendo dez perguntas que direta ou indiretamente estavam relacionadas aos impactos da graduação acarretados aos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Entre as perguntas, existia a qual respectivo semestre a pessoa sondada fazia parte, caso ela já havia sofrido prejuízo mental pelo desgaste acarretado pela graduação devido ao atarefamento, caso essa precisou abdicar de horas de sono e até mesmo de uma alimentação regular para executar alguma atividade da faculdade e algumas outras. O público alvo foram principalmente alunos dos semestres iniciais e finais do curso correspondente. A divulgação do questionário foi feita por via de grupos sociais do aplicativo Whatsapp.

RESULTADOS / DISCUSSÃO

Tabela 1: Percentual de participantes por semestre.

Percentual de Participantes do Questionário por Semestre

10º

13,05%

17,40%

10,86%

18,47%

05,43%

20,65%

06,53%

05,43%

01,09%

01,49%

  • Você acredita que o atarefamento acarretado pela graduação causa danos à saúde mental do estudante?

[pic 1]

  • Você acredita que isso já lhe ocorreu?

[pic 2]

  • Você já teve que realizar atividades referentes à graduação durante o período em que deveria estar dormindo, acarretando em uma quantidade abaixo de 7 horas de sono por dia?

[pic 3]

  • Você, com frequência, esquece de se alimentar regularmente (ou mesmo não quer “perder tempo”) por estar ocupado com atividades referentes à graduação? [pic 4]
  • Você, com frequência, se priva de realizar atividades de lazer (como praticar esportes, ir ao cinema, se divertir com amigos, viajar...), para dar prioridade máxima ao que diz respeito à graduação em detrimento do restante?

 [pic 5]

  • Você tem algum transtorno psicológico (transtorno de ansiedade, crise de pânico...) e sentiu agravamento dos sintomas como consequência da rotina universitária? [pic 6]

  • Você já tentou contornar algum problema ou decepção da graduação através do consumo de bebidas alcoólicas ou drogas psicoativas?

 [pic 7]

  • Você já se sentiu esgotado ao ponto de pensar em abandonar o curso? [pic 8]

O aumento de transtornos mentais entre os jovens tem preocupado as universidades atualmente e, com os resultados desse questionário, observamos que a rotina estressante, o atarefamento exacerbado e a enorme pressão e competitividade plantada nos estudantes têm sido gatilhos para o aparecimento desses transtornos. Casos frequentes de alunos com ansiedade e depressão têm levado instituições públicas a criarem núcleos de prevenção e atendimento psicológico, em uma tentativa de prevenir o agravamento dos sintomas causados pela rotina de uma graduação. A Universidade Federal do Ceará é um exemplo, com o Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante Universitário – PAPEU, que disponibiliza atendimento gratuito ao estudante de graduação conforme sua dificuldade esteja centrada em questões acadêmicas ou em fatores psíquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (287.3 Kb)   docx (247.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com