TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Agua

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

AMILTON  P. DE SOUZA JÚNIOR

Métodos de Análise de água Permitidos pelo Ministério da Saúde

Jacareí - SP

2015

AMILTON P. DE SOUZA JÚNIOR

Métodos de Análise de Água Permitidos pelo Ministério da Saúde

Trabalho apresentado à disciplina de  Microbiologia

Prof. Elaine.

Jacareí - SP

2015

São diversas as metodologias de análise de água existentes. Algumas delas são:

Potenciometria: A alcalinidade da água é determinada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato. É realizada pelo método potenciométrico, ou seja, com o auxílio do pHmetro, instrumento de laboratório que determina o pH de soluções. O pH ideal da água para consumo humano está entre 6,0 e 7,0.

Tubos múltiplos: É a mais ideal para a análise de coliformes (totais ou tolerantes) e E. Coli. Esta metodologia permite a quantificação por “número mais provável” de microrganismos e é dividida em duas fases sucessivas, uma presuntiva e outra confirmativa. E esta última só é realizada se houver resultado positivo na fase presuntiva. Na fase presuntiva é feita a homogeneização e tranferência de alíquotas e/ou diluições da amostra nos tubos de ensaio, contendo o tubo de Durhan, que serve para a coleta de gás, nessa fase o meiode cultura caldo lauril triptose. Os tubos são incubados à 35ºC por 48 horas, o resultado é positivo quando há coloração amarelada (reação ácida) ou liberação de gás.

Na fase confirmativa aplica-se o repique (tranferência de alíquotas com alça de platina) dos tubos presuntivos positivos para os tubos preparados como anteriormente, porém contendo o caldo verde brilhante. Os tubos são incubados à 35ºC por 48 horas e o resultado é positivo se houver liberação de gás.

A fase complementar serve para identificação dos coliformes termotolerantes, na qual faz-se o repique dos tubos presuntivos para outros tubos, desta vez contendo meio EC (deve ser feito simultaneamente com a fase confirmativa), que deverão ser encubados à 44ºC por 24 horas.

Essa metodologia também identifica a bactérica estreptococo, que pode causar infecções graves em mulheres grávidas e recém-nascidos.

Titulometria: serve para determinar a demanda química de oxigênio (DQO), que serve para identificar a concentração de compostos não biodegradáveis na água, que deve ser mínima para o consumo humano. Já nas águas industriais a concentração é maior.

Também serve para calcular o teor de cálcio, isso define se o que chama-se de água dura. Água dura é a água em que a concentração de cálcio (ou magnésio) é alta, causando danos à saúde das pessoas (como distúrbios intestinais temporários) e até mesmo às indústrias (entupindo tubulações).

Referências

Demanda Química de Oxigênio

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm

Acessado em 14 de novembro de 2015.

Análises de coliformes por tubos múltiplos

Disponível em: https://bancadapronta.wordpress.com/2013/09/03/analises-de-coliformes-por-tubos-multiplos/

Acessado em 14 de novembro de 2015.

Métodos clássicos de análise de água

Disponível em: http://www.specanalitica.pt/metodos-classicos-de-analise-de-aguas

Acessado em 14 de novembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com