TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro didático de biologia do ensino médio

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GRACIETE DA SILVEIRA REIS

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO

COLEÇÃO BIOLOGIA HOJE – 2º VOLUME

PONTE NOVA - MG

2014

GRACIETE DA SILVEIRA REIS

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO

COLEÇÃO BIOLOGIA HOJE – 2º VOLUME

Trabalho de Prática de Ensino apresentado à Universidade de Uberaba (UNIUBE) como exigência parcial para a obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas.

PONTE NOVA - MG

2014

INTRODUÇÃO

O livro tem sido determinante da prática do professor em sala de aula e do ponto de vista das práticas, os experimentos propostos pelos livros são geralmente empregados em aula, contribuindo de modo direto a determinação do tipo de aula a ser ministrada/produzida.

A educação no Brasil passa por muitas discussões, seja por causa do livro didático ou por outra causa. Fracalanza (1992, p. 189) recoloca a discussão, afirmando que a problemática do LD brasileiro “[…] não passa de mero reflexo das condições de ensino no país. Além do que, ele não pode ser considerado como o responsável por essas condições, embora ele as reforce”.

Por isso ele não pode ser o único material didático utilizado pelo professor. Há outros meios que devem ser pesquisados e aproveitados para uma melhoria na educação, como visitas a zoológicos, museus, parques e principalmente usar atividades práticas para enriquecimento de aprendizagem.

O livro analisado por mim será da coleção Biologia Hoje, 2º volume, dos autores Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder.

DESENVOLVIMENTO

O livro didático como um instrumento de trabalho que o professor faz uso de forma constante na sua prática em sala de aula, é de fundamental importância que seja um instrumento de trabalho eficiente , por isso ele deve ser de boa qualidade, com linguagem clara e objetiva e isso é bem visível nessa obra.

A capa apresenta cores fortes e vibrantes refletindo a concepção do titulo do livro.

O livro é dividido em 5 unidades, dando seqüência entre os assuntos.

Ao iniciar cada unidade há uma prévia pequena e clara do assunto que será tratado na unidade.

As páginas são repletas de fotos chamativas completando os textos que possuem linguagem clara e objetiva.

Possui muitos textos complementares enriquecendo o assunto tratado no capitulo. E também textos que relacionam o assunto ao passado, fazendo comparação com o antigo e o novo.

As atividades são bem poucas poderiam ser mais e também não são diversificadas. Aparecem mais as de perguntas e respostas onde levam os alunos a resposta pessoal, onde eles devem demonstrar o que aprendeu, trocando idéias com seus colegas, debatendo e enriquecendo o aprendizado. E aparecem sempre no final do capítulo e não entre os assuntos.

Senti falta das atividades de experiência, práticas. Acredito eu que essas atividades levam os alunos a um aperfeiçoamento melhor de aprendizagem, onde eles interagem, trocam opiniões, formulam hipóteses, buscam soluções para os problemas. Há uma defasagem também de atividades de gráficos e tabelas.

No final do livro tem um pequeno glossário com várias opções de pesquisa.

Para uma nova era como a que vivemos hoje, apesar de ser bem detalhado o assunto tratado nessa obra, achei-a pobre em recursos didáticos, podendo ser útil em complementação de estudo e nunca em ser adotado para uma sala de aula, por causa de suas deficiências em atividades e assunto especifico.

COSIDERAÇÕES FINAIS

O Livro didático faz parte da cultura e da memória visual de muitas gerações e, ao longo de tantas transformações na sociedade, ele ainda possui uma função relevante para a criança, na missão de atuar como mediador na construção do conhecimento tem que ser uma "fonte viva de sabedoria", capaz de orientar os processos do desenvolvimento da personalidade integral das crianças.

A relação entre imagem e texto, formas, cores, enfim toda comunicação visual do impresso, necessita ser observada, especialmente em relação à sua capacidade mediadora, pois não adianta ser um livro bonito, colorido, chamativo se não tem conteúdo.

REFERÊNCIAS

GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1987.

LINHARES, Sérgio, GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. Volume 2. São Paulo. Editora Ática, 2010.

GULLICH, Roque Ismael da Costa; KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski; HERMEL, Erica do Espirito Santo. 2012 Problematizando categorias de enredo do livro didático de Ciências. Artigo Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1767/292.

ANEXOS

ATIVIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com