TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA BIOLOGIA ENSINO MÉDIO

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 2 – PLANO DE AULA

Essa atividade envolve a elaboração de um Plano de Aula, que deve ser elaborado de acordo com as orientações para a elaboração da atividade, que você já deve ter lido antes de iniciar a construção do seu plano de aula. O plano de aula deve conter os seguintes itens:

Tema: ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA

Objetivo(s): Reconhecer as implicações do uso da água no processo de geração de energia elétrica.

Através dessa aula os alunos serão capazes de compreender os impactos causados pelas usinas de energia elétrica, identificar as possíveis alternativas e refletir sobre as atitudes que poderíamos tomar para consumir  menos energia elétrica.

Conteúdo(s): O consumo de energia elétrica em contas de energia é medido em kWh. Watts é unidade que mede a potência elétrica consumida por cada equipamento eletrônico. Por exemplo, uma lâmpada de 5 W consome 5 Wh (Watts-hora) de energia a cada hora que fica acessa. Sendo assim eles aprenderão como funciona a unidade de medida que mede o consumo de energia elétrica

Duração:

100 minutos

Atividades que serão desenvolvidas:

Introdução

Leia o título com a turma e promova uma breve discussão sobre a relação da água com a energia elétrica. (2 minutos). Peça aos estudantes que peguem as contas que trouxeram e a analisem. Auxilie-os nesse processo. De modo geral, o consumo de energia elétrica em contas de energia é medido em kWh. Isso significa que o consumo representa quantos mil Watts foram consumidos durante as horas que compõem um mês. Watts é unidade que mede a potência elétrica consumida por cada equipamento eletrônico. Por exemplo, uma lâmpada de 5W consome 5 Wh (Watts-hora) de energia a cada hora que fica acessa. (3 minutos). Obs: Antes da aula peça que os estudantes tragam uma conta de energia elétrica.

Desenvolvimento

Após a análise das contas, retome a discussão anterior. Porque a falta de água influencia no abastecimento de energia? (6 minutos). Pergunte a eles como a água é utilizada no processo de geração de energia elétrica. Ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia elétrica busca outras formas de energia para transformá-la em energia elétrica.(4 minutos).Leia o slide (preparado anteriormente por você com os tipos de usinas) com a turma, verifique se alguém conhece outro tipo de usina que utiliza água em seu processo. Há, por exemplo, a energia de marés. Organize a turma em grupos de 4 alunos e atribua um tipo de usina a cada equipe. Oriente os alunos a investigar como a água é utilizada na usina selecionada (neste momento os alunos podem usar equipamentos eletrônicos para pesquisa). O objetivo é que os grupos busquem elementos para responder à questão anterior na pesquisa. Auxilie-os na interpretação das informações. (30 minutos) Após a investigação, oriente os grupos a preparar uma apresentação de suas conclusões para os demais grupos. As questões apresentadas no slide podem orientar a preparação. (15 minutos). Organize a turma para que os grupos possam fazer as apresentações. Caso seja necessário complemente e sintetize as informações. Nos slides há algumas sugestões. (20 minutos).

Fechamento

Conclua a aula com uma discussão sobre os impactos causados pelas usinas de energia elétrica, sobre as possíveis alternativas e sobre as atitudes que poderíamos tomar para consumir menos energia elétrica. (20 minutos)

Estratégias:

O objetivo é que os grupos busquem elementos para responder à questão anterior na pesquisa. Auxilie-os na interpretação das informações. Após a investigação, os grupos   irão preparar uma apresentação de suas conclusões para os demais grupos. As questões apresentadas no slide podem orientar a preparação do trabalho.

Recursos e materiais necessários:

Alguns materiais que podem ajudar na investigação:

-Hidrelétrica: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/https://www.youtube.com/watch?v=48IlepuOvLwhttp://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-hidreletrica/http://aliancaenergia.com.br/br/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-a-energia-eletrica-

Termoelétrica: https://www.mundodaeletrica.com.br/usinas-termeletricas-o-que-sao-e-como-funcionam/https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-termeletrica.htmhttp://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp-Nuclear:

http://www.eletronuclear.gov.br/Paginas/Energia-nuclear-em-2-minutos.aspxhttp://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-nuclear/https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-nuclear/-

Marés:

https://super.abril.com.br/ideias/a-indomavel-energia-das-mares/http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-maritima/http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/mares.htm

Avaliação e Autoavaliação:

Quais foram as reflexões realizadas por eles? Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação?

Referências:

NOVA ESCOLA <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2380/o-uso-da-agua-na-geracao-de-energia-eletrica#atividade-contexto> Acesso em: Nov de 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com