TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Alternativas Para A Melhoria Do Ensino De Biologia

Exames: Metodologias Alternativas Para A Melhoria Do Ensino De Biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Para Chateau (1984), a aprendizagem que decorre do ato de brincar é evidente, sendo muito claro para o autor que o jogo não exercita apenas os músculos, mas a inteligência.

A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um desafio para os professores. Embora a ciência tenha presença garantida em nossa sociedade pelos frutos tecnológicos colocados à disposição do cidadão, a prática científica, em seu dia-a-dia, é ainda grandemente desconhecida. Isto leva à idealização sobre o fazer ciência ou a críticas improcedentes sobre a pesquisa. As atividades laboratoriais existentes nos ensinos médio e superior revestem-se de artificialismos que dificultam o aprendizado e o despertar científico dos alunos. Por outro lado, o emprego de materiais utilizados no cotidiano dos alunos, em aulas práticas, aumenta grandemente o interesse dos mesmos, tanto no trabalho experimental, quanto no entendimento dos fenômenos envolvidos (BRASIL, 2006).

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e suas manifestações vitais, como suas características: composição química, reprodução, evolução, metabolismo, organização celular, movimento e crescimento. O termo Biologia significa; bio = vida e logia = estudo, ou seja, estudo da vida.

A presente proposta tem como objetivo divulgar a ciência Biologia, levando o conhecimento de uma forma mais dinâmica e lúdica para um público diversificado através de apresentações em praças públicas, Feiras de Ciências, etc. A pesquisa é realizada dentro do projeto Escola Itinerante do IF Baiano Campus Catu.

Materiais e Métodos

A pesquisa foi dividida nas seguintes etapas:

1. Pesquisar os principais conceitos de Biologia relacionados com o contexto dos estudantes sob orientação de um professor;

2. Levantamento dos procedimentos experimentais para a construção dos experimentos;

3. Utilização de materiais alternativos de baixo custo para a construção dos experimentos;

4. Testes experimentais em laboratório a fim de, verificar a eficácia dos experimentos;

5. Apresentação da Biologia por meio de um stand contendo os experimentos, banner, maquetes e diversos outros recursos didáticos;

6. Culminância da pesquisa através de apresentações em Feira de Ciências, etc.

Resultados e Discussão

Resultados esperados:

A pesquisa envolve o acesso efetivo dos alunos e professores da rede pública nas dependências do IF Baiano Campus Catu e/ou vice-versa. Além disso, com a montagem dos experimentos para o ensino de Biologia, estes podem ser deslocados até a escola solicitante, Feira de Ciências, etc.

Os experimentos possibilitam os alunos a interagirem com a ciência de forma contextualizada e lúdica, despertando o interesse em descobrir os conceitos que norteiam os fenômenos na Natureza. Além de, incentivar o processo investigativo, desenvolvendo o lado cognitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com