TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apoptose

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 5

Apoptose

1. Introdução

Apoptose celular nada mais é do que a “morte celular programada”, por necessidades fisiológicas ou patológicos.

É objetivo deste trabalho explicar o processo e a importância da apoptose, incluindo suas etapas, funções e causas.

2. DEFINIÇÃO

Apoptose celular também conhecida como “Morte Celular Programada”, o nome apoptose vem da palavra grega que significa ‘queda’, como as folhas que caem da árvore.

Sabe-se que um organismo multicelular tem seu número de células constantemente regulado, tal controle é feito pela velocidade da divisão celular e por morte celular, quando as células não são mais necessárias elas cometem suicídio, ativando um programa de morte intracelular, chamada apoptose celular. Um bom exemplo de apoptose se dá no desenvolvimento embrionário onde celular produzidas em excesso entram em processo de apoptose para a formação de órgão é tecidos.

Além da apoptose existem outros tipos de morte celular; autofagia, necrose, mitose catastrófica e senescência, a alteração desses tipos de morte celular estão ligadas a patologias como as tumorigênese; autofagia é como se fosse uma auto alimentação, digerindo partes de si mesmo com o auxílio de seus lisossomos, além de se auto alimentar em casos de falta de nutrientes a autofagia destrói organelas debilitadas e reaproveita algumas de suas partes moleculares; necrose é o processo onde a célula sofre algum tipo de agressão, aumentando seu volume atingindo a cromatina e como consequência desorganização do citoplasma, perda da integridade da membrana plasmática e ruptura celular, ao se romper atinge as células vizinhas provocando uma reação inflamatória. A mitose catastrófica envolve uma mitose aberrante, resultando em uma segregação cromossômica errônea, sendo assim uma sinalização para a morte celular.

3. CAUSAS DA APOPTOSE

O funcionamento correto da apoptose é essencial para que os animais metazoários, desde os vermes até os mamíferos continuem vivos. A todo momento existem celular morrendo e se multiplicando em nosso corpo, mantendo assim um equilíbrio.

A apoptose ocorre nas mais diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos maduros, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos. Certos órgãos, na falta de hormônios, iniciam uma involução provocada por apoptoses. Atresia folicular ovariana na menopausa e regressão da mama lactante após o desmame, são exemplos disso. Apoptose também é comum em respostas inflamatórias a antígenos, onde há uma propagação muito grande de células de defesa para combater a ameaça. Após a eliminação do antígeno, as células de defesa em excesso começam a sofrer apoptose por falta de estímulos que a mantem viva. Alguns linfócitos produzidos, possuem auto antígenos e são eliminados por apoptose evitando assim doenças autoimunes como o Lupos. Células T citotóxicas liberam substâncias que induzem apoptose em células neoplásicas e infectadas por vírus. Tais processos apoptóticos são essências para manter a homeostase tecidual, que é o equilíbrio constante entre os organismos. Além disso existem apoptose em condições patológicas, que se ocorre quando células com o DNA danificado por drogas citotóxicas anticancerígenas e radiação não conseguem fazer um auto reparo, é iniciada sua eliminação por apoptose, para que assim não se desenvolva uma malignidade.

4. PROCESSO DE APOPTOSE

O processo de apoptose determinara o tamanho dos tecidos, órgãos e remove as células envelhecidas, danificadas ou alteradas. A apoptose é decorrente de alterações celulares, no entanto existe todo um processo para que a apoptose aconteça, onde as caspases são as enzimas responsáveis pela ativação da apoptose, no interior das células as caspases estão inativas, a ativação se dá por algum componente interno ou externo, ao ativar essas enzimas a célula se desprende da matriz extra celular e começa a encolher, isso porque as caspases degradam o citoesqueleto fazendo com que a célula comece a perder volume, condensar o citoplasma e algumas organelas, ocorre também a degradação de muitas proteínas que são essenciais para a sobrevivência e o metabolismo. Após a ativação das caspases ocorre a ativação de várias enzimas que são responsáveis em quebrar o DNA (DNAses) em porções características que são aproximadamente 180 pares de base, que são denominadas de nucleossomos, essa quebra é típica da apoptose sendo uma das maneiras de diferenciar apoptose de outros tipos de morte celular como a necrose.

A cromatina começa a ficar organizada perifericamente na membrana da célula e a célula começa a se fragmentar em corpos apoptóticos eles são rapidamente reconhecidas e fagocitadas por macrófagos, não havendo extravasamento extracelular evitando o processo de inflamação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com