TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apoptose

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo de apoptose vem elucidando mecanismos que garantem a sobrevivência celular, importante aspecto avaliado em disfunções celulares que causam o câncer e doenças degenerativas. Assim, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações a seguir:

(  ) A sobrevida celular insuficiente, pelo processo apoptótico, pode levar à degeneração tecidual de variadas doenças, como o Alzheimer, ou defeitos somáticos associados ao desenvolvimento.

(  ) Nos pacientes com doença autoimune, o sistema imunológico não consegue distinguir os tecidos saudáveis do corpo dos antígenos. O resultado é uma resposta imunológica que destrói os tecidos normais do corpo, debilitando todo o organismo do paciente.

(  ) Doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, são caracterizadas por morte de neurônios em regiões do sistema nervoso central. Embora haja perda de neurônios com o avanço da idade, a doença autoimune gera susceptibilidade a infecções e está relacionada com a atividade apoptótica em células T.

(  ) A apoptose é fundamental na maturação e seleção de linfócitos T, pois, enquanto essas células estão amadurecendo no timo, diferentes células T que possuem receptores não funcionais entram em apoptose. A apoptose é importante para a homeostase do organismo. Se as células não têm capacidade para reparar danos no DNA, a apoptose acontece, e a célula morta é substituída pela divisão celular de outra célula.

Assim, podemos considerar:

Escolher uma resposta.

[pic 1]

a. F, V, F, F.

[pic 2]

b. V, F, V, V.

[pic 3]

c. V, V, V, F.

[pic 4]

d. Todas as alternativas estão corretas.

[pic 5]

e. F, V, V, V. [pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com