TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apoptose - Glossário

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

Glossário apoptose

Fas-L, Fas:

O nome vem de “tumor necrosis factor ligand superfamily member 6”, é uma proteína transmembrana pró-apoptótica pertencente à família de fator de necrose tumoral (TNF). Importante na regulação do sistema imune e na progressão do câncer.

TRAIL (TRAIL-R):

O nome vem de “TNF-related apoptosis-inducing ligand (TRAIL)”.É uma citocina produzida e secretada pela maioria das células teciduais, provoca apoptose em célular tumorais por meio de ligações a receptores de morte celular.

TNF (TNF α, TNF-R1):

O nome vem de “tumor necrosis factor”. É uma citocina envolvida em inflamações sistêmicas, atua na reação de fase aguda. O TNF causa a morte apoptótica da célula, proliferação celular, diferenciação, inflamação, combate tumores e replicação viral.

O TNF α é o responsável pela Síndrome da Caquexia, caracterizada por consumo dos estoques de gordura corporal e perda progressiva do apetite (anorexia), comum em pacientes com câncer terminal ou AIDS.

IL (IL-1, IL-1R):

O nome vem de Interleukin-1. É um sinal extracelular de iniciação da apoptose em neurônios e oligondendrócitos após lesão da medula espinhal.

FADD:

O nome vem de “Fas-Associated protein with Death Domain (FADD)”.Molécula pró-apoptótica envolvida na resposta imune anti-viral, atuando como receptor de morte. É expressa em uma grande quantidade de células, exceto em leucócitos mononucleares.

TRADD:

O nome vem de “Tumor necrosis factor receptor type 1-associated DEATH domain protein”. Atua como supressor tumoral.

RIP1:

O nome vem de “receptor-interacting serine/threonine-protein kinase 1”. Traduz sinais inflamatórios e de morte celular por necrose, ativa receptores de reconhecimento de patógenos e de danos no DNA.

TRAF2:

O nome vem de “TNF receptor-associated factor 2”. Regula a ativação do NF-kappa-B e JNK e desempenha um papel central na regulação da sobrevivência celular e apoptose.

MyD88:

O nome vem de “Myeloid differentiation primary response protein MyD88”. Proteína envolvida na sinalização da resposta imune.

IRAK:

O nome vem de “Interleukin-1 receptor-associated kinase 3”. Inibe a dissociação de IRAK1 IRAK4 e do receptor de tipo Toll.

Caspase (CASP10, CASP9, CASP8, CASP3, CASP7, CASP6):

O nome vem de “cysteine-aspartic-acid-proteases”. São enzimas com um resíduo de cisteína capazes de clivar outras proteínas depois de um resíduo de ácido aspártico.

Bid:

O nome vem de “BH3-interacting domain death agonist”. Permite a liberação do citocromo c.

FLIP:

O nome vem de “FADD-like apoptosis regulator”. Inibe a atividade do FADD e da caspase 8.

Bcl-2:

O nome vem de “B-cell lymphoma 2”. Atua como supressor apoptótico em diversas células, regula a morte celular através do controle da permeabilidade da membrana mitocondrial, inibe a atividade da caspase ou por prevenção da libertação de citocromo c das mitocôndrias e/ou ligando-se ao factor de activação de apoptose (APAF-1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com