TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arritimia Cardiaca

Casos: Arritimia Cardiaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Arritmia Cardíaca¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____________________________

Sem uma freqüência ou ritmos regulares, o coração pode não atuar eficientemente como uma bomba para circular o sangue oxigenado e outros nutrientes de sustentação da vida para os tecidos e órgãos do corpo (inclusive ele mesmo). Com o ritmo errático ou irregular, o coração é considerado como disrritmico ou arritmico.

As arritmias cardíacas são distúrbios da formação ou condução (ou ambas) do impulso elétrico dentro do coração. Esses distúrbios podem provocar alterações da freqüência cardíaca, do ritmo cardíaco ou de ambos. Podem ocorrer em pessoas com o coração normal ou ainda como resposta a outras doenças, distúrbios eletrolíticos ou intoxicação medicamentosa.

E como ocorre a condução elétrica normal?

O impulso elétrico que estimula e compassa o músculo cardíaco normalmente se origina do nódulo sinusal (SA). Este viaja rapidamente desde o nódulo SA, através dos átrios, até o nódulo atrioventricular (AV). A estimulação elétrica das células musculares dos átrios faz com que eles se contraiam. E a estrutura do nódulo AV lentifica o impulso elétrico, possibilitando tempo para que os átrios se contraiam e encham os ventrículos com o sangue antes que o impulso elétrico percorra o trajeto com muita rapidez. A estimulação elétrica das células musculares dos ventrículos, por sua vez causa a contração mecânica dos ventrículos (sístole), as células repolarizam-se e os ventrículos, então relaxam (diástole).

O processo a partir da geração do impulso elétrico do nódulo sinusal até a repolarização ventricular completa o circuito eletromecânico e o ciclo começa novamente.

Tipos de arritmias

A freqüência cardíaca normal varia de acordo com a idade – quanto menor a idade – maior a freqüência. No adulto pode oscilar entre 60 a 100 batimentos por minuto (bpm).

As arritmias de freqüência podem apresentar-se como taquicardia (acima de 100bpm), bradicardia (abaixo de 60bpm), fibrilação e flutter atrial (freqüência igual ou acima de 300bpm).

Manifestações Clínicas

 Dor no peito;

 Palpitações;

 Falta de ar;

 Desmaio;

 Alteração de pulso e do eletrocardiograma (ECG);

Podendo chegar à:

 Hipotensão;

 Insuficiência Cardíaca;

 Choque.

Tratamento

É feito com medicamentos antiarrítmicos, cardioversão elétrica e implantação do marcapasso.

 Cardioversão elétrica: é o tratamento para as taquidisritmias. Ela é usada para liberar uma corrente elétrica e, assim, despolarizar uma massa crítica de células miocárdicas. Quando as células se repolarizam o nódulo sinusal geralmente é capaz de recepturar sua função como o marcapasso do coração.

 Implantação do marcapasso: um marcapasso é um dispositivo eletrônico que fornece estímulos elétricos para o músculo cardíaco. Em geral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com