TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Cardíacas

Exames: Doenças Cardíacas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Doenças Cardíacas

Insuficiência Cardíaca:

A Insuficiência Cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender as necessidades do corpo. Em alguns casos, o coração não pode encher de sangue suficiente e em outros casos, não consegue bombear sangue para o resto do corpo com força suficiente.

A Insuficiência cardíaca é uma doença crônica de longo prazo, embora possa, às vezes, se desenvolver repentinamente. A insuficiência cardíaca pode afetar apenas um dos lados do coração, lado direito ou esquerdo. São as chamadas insuficiência cardíaca direita ou esquerda. Cada vez mais, ambos os lados do coração estão sendo afetados. A incidência da insuficiência cardíaca é estimada em 400 mil casos novos por ano. Sua prevalência aumenta em relação direta com a idade - 1% a 2% em pessoas entre 50 e 60 anos de idade, ultrapassando 10% na faixa etária igual ou acima de 80 anos.

O tratamento depende da gravidade da doença, para indivíduos que não apresente sintomas o principal objetivo é diminuir a progressão da doença através da tomada de medicamentos e de uma boa alimentação. Já os que apresentam os sintomas é tratado com medicamentos, as vezes venosos, uma dieta prescrita por um nutricionista e com tratamento fisioterapeutico.

O tratamento fisioterapeutico é através dos exercícios orientados e supervisionados poderá recupera-se mais rápido e evitar o agravo da doença. O tratamento começa de forma leve e gradual, pois grandes esforços devem ser evitados.Os exercícios bem orientados, diminuem os sintomas da doença e sua progressão, aumentando a capacidade física e melhorando a qualidade de vida. Após alguns meses o individuo já poderá realizar exercícios mais fortes como caminhar a longa distancia e usar bicicleta ergométrica.

Doenças coronarianas:

A aterosclerose coronariana se desenvolve gradualmente, em virtude de depósitos de gordura, colesterol, cálcio, colágeno e outros materiais que vão se depositando sobre a parede das artérias, restrigindo o fluxo sangüíneo. Às vezes uma fissura, laceração ou ruptura de uma placa permite que o sangue penetre em seu interior, formando um coágulo que pode crescer, se desprender e ocluir a artéria, ocasionando um infarto; a trombose produzida por uma placa é o principal responsável pelos eventos cardiovasculares súbitos ou agudos.

A camada interna da artéria coronária (denominada íntima) é crucial para a formação das placas de ateroma. Ela é protegida por uma fina camada de tecido fibroso, o endotélio. Quando o endotélio é lesado ocorre uma proliferação de células musculares lisas do interior das artérias para cobrir a lesão. Essas células, ao entrarem em contato com o colesterol proveniente do LDL (lipoproteína de baixa densidade), podem iniciar uma reação inflamatória e formação de estrias gordurosas ou placas . Essa formação é devido a uma reação em cadeia: O LDL é oxidado pelas quatro principais células presentes na lesão aterosclerótica: Macrófagos, linfócitos, células endoteliais e células musculares lisas. Depois de oxidado o LDL e captado avidamente pelos macrófagos. Como o LDL oxidado é tóxico para os macrófagos acaba provocando a morte das células, com perpetuação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com