TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte, Cultura E Filosofia

Dissertações: Arte, Cultura E Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  2.351 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Coordenador e Professor: Msc. Egon Inácio Bieger

DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração

Acadêmicos: Alexandre Royer e Andreia Engel

Arte, cultura e filosofia

RESUMO

Homens com culturas diferentes tem diferentes visões da mesma coisa, como exemplo, cada vegetal e animal tem seu próprio valor e referência para cada povo. E a arte representa o valor de cada coisa. Aceitar e compreender as diferenças entre os povos é um dos papeis da filosofia.

Palavras-chave: Homem, diferenças, Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

O homem é um ser complexo, compreender sua natureza e reações é uma missão muito complicada, assim ele se mostra um ser problemático e surpreendente. A partir do momento que algo desperta sua curiosidade se torna totalmente imprevisível. O homem vê o mundo através de sua cultura e assim que tem a tendência de considerar o seu modo de vida como o mais correto e aceitável, discriminando os que são diferentes porque pertencem a outro grupo. A filosofia tem como objetivo dar ao homem outras dimensões de conhecimento, aceitando e compreendendo outras culturas, e ter a liberdade de escolha no seu modo de vida sendo essa uma capacidade unicamente humana, aprimorando assim a vida social da espécie humana.

O filósofo Gusdorf diz, “o homem não é o que é, mas é o que não é”, quer dizer o homem não se define por um modelo que já está implantado, mas sim se caracteriza por sua noção do mundo, a cultura. E não existe uma cultura perfeita, e sim uma cultura em eterna mudança a construir sua própria historia enquanto existir evolução do homem como ser social. O homem transforma sua natureza e a transforma em cultura.

2 Qual o sentido da cultura

Existem vários meios de defini-la

Sentido amplo, cultura designa o que os homens, no recursos dos tempos reunidos na sociedade,com base no pressuposto para que surja a cultura.

Mais estrito global amplo estando incluída a maneira de agir o que implica numa concepção ética; a maneira de pensar e a maneira de agir. O pensar, sentir e agir manifestam-se na linguagem, no código de leis seguido, na religião praticada, na criação estética chamada de cultura não - material.

Cultura e a saudação dirigida a alguém, em complicado ritual ou manifestação por simples gesto, o comportamento tido na arte venatória entre os povos agrados. Cultura e uma forma de educar sua prole.

Sociedade quer dizer uma união moral dos homens, que têm em mente certo objetivo comum, podendo estar localizados em limites geográficos bem definidos. Cultura é o modo de vida desta mesma sociedade é um termo que do realce aos costumes de um povo, ao passo que o termo sociedade acentua o povo que põem em pratica os costumes.

3 Cultura como símbolo

A Cultura pode ser definida, como superação daquilo que e dado pela natureza, e aquilo que simples funções naturais. São fenômenos interpretados, regulamentados, constantemente e travestidos de simbolismo. O homem adquire assim, mais um modo, porque seu mundo é um mundo interpretado, adaptando a sua existência e lhe confere sentido.

4 A cultura é transmitida

As gerações humanas foram moldadas pelas culturas que lhe antecederam. São culturalizadas mediantes intermediadas já existentes, formando um elo de continuidade, não invariável e rígido, mas mutável, de acordo com a circunstância do momento histórico, dentro do principio, já aludido, de que o homem aprende a viver e pode aprender a viver melhor. Podemos assinalar dois caminhos de transmissão de cultura: o exemplo, que tem o relato a imitação, e a linguagem, que se traduz em símbolos. A obtenção de alimentos, o fabrico de artefatos o manejo de instrumentos, são realidades visíveis e imitáveis pelos mais novos componentes de uma sociedade. A explicação demanda linguagem, e a linguagem é por, natureza simbólica, culturalmente os educando, a linguagem informa, comunica, conduz,persuasivamente, á ação, encaminha o pensamento ao rumo desejado por quem fala; desperta sentimentos, interpreta a experiência.

As culturas dos povos civilizados tem maior flexibilidade de adaptação a modificações culturais.O avanço tecnológico nos países civilizados trouxe varias e rápidas modificações.deste contexto cultural a mais uma faceta;indivíduos mal ajustados a sociedade podem ser um fator de mudança cultural,podendo ocasionar a insegurança e a insatisfação .

5 Filosofia

Filosofia significa amor pela sabedoria, e o termo foi criado por Pitágoras, dizendo que não era o dono do conhecimento, mas sim amante dele. O filosofo gasta suas energias na busca da realidade que cerca as pessoas, podendo dizer que é a constante busca do conhecimento e da sabedoria. Então a filosofia não é ciência do saber, mas sim a busca da sabedoria.

A filosofia busca quebrar os paradigmas da sociedade, que é um modelo que o mundo e a mídia tenta impor às pessoas, fazendo com que cada um tire suas próprias conclusões e sem a interferência de ninguém. Também busca a maiêutica que é o parto de idéias, incentiva cada ser humana a tirar suas próprias conclusões.

Atualmente a filosofia como matéria busca a investigação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com