TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE CULTURA

Trabalho Escolar: ARTE CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Atividade Pontuada – Tema: Arte e Cultura

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 e do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz, construa um texto que explique – com suas palavras! –: O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural e qual são a sua finalidade? Quais são seus principais objetos? Cite 3 exemplos de representações populares encontradas na sua cidade/região (texto de, no mínimo, 15 linhas).

A preservação do patrimônio se se deu a partir como atividades sistemáticas no século XIX depois da revolução francesa e da revolução industrial no começo eram para restaurar os monumento e Edifícios Históricos destruídos na guerra. Assim, patrimônio cultural consiste em um conjunto de todos os bens, materiais e imateriais, que pelo seu valor próprio, devam ser avaliados de interesse condescendente para a conservação e a identidade da cultura de um povo, ele tem a finalidade de democratizar os saberes e fortalecer a noção de cidadania, diversificando os grupos que integram a sociedade, incentivando o diálogo entre diferentes culturas. Deste modo a cultura de salvador nos traz a capoeira, culinária baiana, o candomblé etc.. .(Lopes, Trindade ,2013.pag 9,)

Questão 02 (2,0 pontos) – Para construir a resposta dessa questão, você precisará:

1. Ler o Módulo de Arte e Cultura;

2. Ler a reportagem Absurdo tropical, de Carlos Costa (http://novo.itaucultural.org.br/materiacontinuum/agosto-2011-absurdo-tropical/) - disponível também no AVA;

3. documentário Igreja de São Francisco – a caverna de ouro! – 1 e 2 – disponível no AVA e no site: https://www.youtube.com/watch?v=QkToVv4AGAg

01- Cristo levando a Cruz” imagem 02 - Pelourinho 03 - A incredulidade de São Tomé

Questão: Como você pode observar os exemplos acima pertencem a um mesmo período artístico - o barroco. Sendo assim, leia o módulo, a reportagem e o documentário e responda:

. Quais são as principais características do Barroco?

. Quais são suas particularidades no Brasil?

. Você acredita que nós, baianos, ainda possuímos uma “alma” barroca? Cite 3 elementos que reforcem a afirmação (podem ser elementos na moda, na música, na decoração ou na arquitetura). Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas.

A arte barroca tem sua origem na Itália século XVII, as principais características são oriundas de procura de efeitos decorativos e visuais, por meio de curvas, contracurvas, colunas retorcidas, impetuosos contrastes de luz e sombra; imagem com resultados ilusionistas, produzindo às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida suas particularidades no Brasil devido as luz tangente e pela exuberância dos detalhes e de ornamentos, movimento sinuoso das formas, pelo jogo dos opostos. Os baianos são contemplados com a rica arquitetura barroca entre eles esta Igreja do Carmo, Igreja e Convento de Santa Teresa, Palácio do Governador, Pelourinho, entre outros.< http://novo.itaucultural.org.br >

Questão 03 (2,0 pontos) – Com base nas Aulas 02 e 06 do nosso módulo e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:

Texto 01 – Doze girassóis numa jarra – Van Gogh

de, no mínimo, Questão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com