TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Artes Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 10

VANESSA PAULA BORGES DE CASTILHO

O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES VISUAIS EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

Pinhais

2013

O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES VISUAIS EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

VANESSA PAULA BORGES DE CASTILHO

Pós-Graduação em Educação Infantil

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Vanessa Paula Borges de Castilho

Orientadora: Leociléia Aparecida Vieira

RESUMO

A arte é uma forma de o homem entender o mundo que o cerca e de se relacionar com ele, além de ser essencial para o seu desenvolvimento intelectual e para o desenvolvimento do pensamento artístico, dando um modo próprio para cada um observar ou produzir uma obra de arte. A arte está presente em todas as culturas e em diversas profissões dentro da sociedade. O presente artigo O desenvolvimento das Artes Visuais em crianças de 0 a 3 anos, busca analisar de que forma as Artes Visuais podem ajudar na educação da criança, para isso foram feitas pesquisas bibliográficas referente a alguns autores e leis da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais. Educação Infantil. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

O referente artigo O desenvolvimento das Artes Visuais em crianças de 0 a 3 anos, tem por finalidade investigar que benefícios as artes podem trazer para a criança, sendo que a mesma está presente no dia-a-dia da criança de forma bem simples e com os materiais mais diversos, provocando assim o desenvolvimento da imaginação, da expressão, da sensibilidade, entre outras.

No decorrer deste artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica, veremos um pouco da história das Artes Visuais e no decorrer do artigo veremos o que as artes visuais podem proporcionar à criança pequena, dentro do pensamento de alguns autores e leis como LDB e Referencial Curricular.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como se sabe, o ensino da arte é fundamental para desenvolvimento da criança, pois arte é conhecimento e envolve o pensamento, o sentimento estético e a formação intelectual. Para Lowenfeld (1977), “a arte desempenha um papel potencialmente vital na educação das crianças”. Desenhar, pintar ou construir constituem um complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e significativo todo.

A arte sempre esteve presente em todas as formações culturais, desde o início da história da humanidade. Ao desenhar um bisão numa caverna, na Pré-história, o homem teve que aprender seu ofício. Depois, ensinou para alguém o que aprendeu. Assim, o ensino e a aprendizagem da arte fazem parte do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos.

Existem autores que formularam os princípios inovadores para o ensino das artes plásticas, música, teatro e dança.

Tais princípios influenciaram o que se chamou “Movimento da Educação através da Arte”, que fundamentou -se principalmente nas idéias do filósofo inglês Herbert Read. Esse movimento teve como manifestação mais conhecida a tendência da livre expressão que, ao mesmo tempo, foi largamente influenciada pelo trabalho inovador de Viktor Lowenfeld, o qual acreditava que a potencialidade criadora se desenvolveria naturalmente em estágios sucessivos desde que se oferecessem condições adequadas para que a criança pudesse se expressar livremente.

É importante também, salientar que esses fatos contribuíram inegavelmente no sentido da valorização da produção criadora da criança, o que não ocorria na escola tradicional. O princípio da livre expressão enraizou-se e espalhou-se pelas escolas, acompanhado pelo “imprescindível” conceito de criatividade, curioso fenômeno de consenso pedagógico, presença obrigatório em qualquer planejamento. Esse princípio tinha como objetivo fundamental facilitar o desenvolvimento criador da criança. Mas, como resultado, desencadeou-se uma descaracterização progressiva da área.

No inicio dos anos 70, Feldman, Thomas Munro e Elliot Eisner, ancorados em John Dewey, responsáveis pela mudança de rumo do ensino de Arte nos Estados Unidos afirmavam que o desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce; é tarefa do professor propiciar essa aprendizagem por meio da instrução. Segundo eles, as habilidades artísticas se desenvolvem por meio de questões que se apresentam à criança no decorrer de suas experiências de buscar meios para transformar idéias, sentimentos e imagens num objeto material.

Atualmente, professores do mundo inteiro se preocupam em responder perguntas básicas que fundamentam sua atividade pedagógica: “Que tipo de conhecimento caracteriza a arte?” “Qual a função da arte na sociedade?” “Qual a contribuição especifica que a arte traz para a educação do ser humano?”

Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o titulo de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina. Isso foi um avanço, principalmente se considerarmos que houve um entendimento em relação à arte na formação dos indivíduos, seguindo os ditames de um pensamento renovador.

Com a Lei n°9.394/96, a Arte passou a ser considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26 § 2o).

A definição de arte nunca satisfez a todos. A arte é uma dessas coisas que, como o ar ou o solo, estão por toda a nossa volta, mas que raramente nos detemos para considerar. A arte não é apenas algo que encontramos nos museus e nas galerias de arte, ou em antigas cidades como Roma, Paris, Florença. A Arte está presente em tudo que fazemos para satisfazer nossos sentidos.

No Brasil, a expressão “educação através da arte”, criada por Herbert Read, transformada em arte-educação”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com