TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Neurofuncional

Trabalho Universitário: Artigo Neurofuncional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 10

Correlação entre o perfil neurofuncional e as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral

RESUMO

OBJETIVO: investigar a correlação entre o perfil de competências de crianças com paralisia cerebral neurofuncionais motoras e sensoriais.

MÉTODOS: a amostra foi composta por 27 crianças com paralisia cerebral. Foi utilizado um formulário de avaliação neurológica para obter o perfil neurofuncional e Inventário Portage para avaliar o desenvolvimento sensório-motor.

RESULTADOS: o comprometimento funcional está relacionado com o maior grau de deficiência, mudança de tom e um déficit de reação do corpo das crianças. As reações do corpo se correlacionam com os outros e alterações sensoriais. Houve também uma correlação entre as cinco áreas de desenvolvimento (motor, linguagem, socialização, auto-cuidado e cognitiva), indicando a importância de cada um para o desempenho global do ser humano.

CONCLUSÃO: verificou-se que o déficit nas habilidades destas crianças está relacionada principalmente ao nível funcional, o grau de deficiência, as mudanças no sistema sensorial e falhas em reações corporais. É importante identificar a correlação destes dados, a fim de melhorar o tratamento e melhorar o desempenho físico funcional destas crianças.

Palavras-chave: paralisia cerebral; fisioterapia, reabilitação, desempenho funcional; perfil psicomotor.

Introdução

Paralisia Cerebral (PC ) é definida como uma encefalopatia crônica não progressiva da infância ( NPCEC ), definido como um grupo de desordens motoras não progressivas . É caracterizado principalmente por um transtorno persistente, embora não invariavelmente , que aparece na infância e que não é apenas secundária não evolutiva lesão cerebral, mas também é devido à influência que tal lesão tem sobre a estrutura e as funções do organismo.

O PC é um distúrbio caracterizado pela presença de espasticidade e desempenho inferior em habilidades funcionais e função motora ampla . Embora a principal característica do PC é a deficiência motora, muitas vezes é associado a um ou mais transtornos decorrentes de lesões neurológicas, como convulsões, deficiência cognitiva , deficiência auditiva , deficiência visual , linguagem e distúrbios da deglutição , alterações cardio-respiratórias e sistemas gastrointestinais .

O aumento nas taxas de sobrevivência de bebês prematuros tem aumentado o risco de lesões cerebrais que potencialmente causam PC . A PC tem um elevado impacto econômico, com interferências relacionadas com a saúde , bem como aos aspectos sociais e psicológicos.

Dados na literatura mostram que o perfil neurofuncional pode interferir com as habilidades motoras de crianças com PC . As alterações do tônus e da presença de padrões de movimentos anormais dificultam a manutenção da postura e execução do movimento . Isto resulta em evitar a aquisição de reações posturais normais. A criança não pode manter o alinhamento , correção de realizar atividades da vida diária e tem dificuldade para manter -se contra a gravidade em diferentes posturas .

O presente estudo se justifica , uma vez que não foi encontrado nada na literatura sobre a correlação do perfil com as habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral. Além disso , o tema é relevante para que a equipe multidisciplinar tenha mais informações sobre as características e capacidades do paciente e possa definir mais precisamente o comportamento de tratamento e diretrizes para o atendimento dessas crianças .

Assim, levando-se em consideração o fato de que a habilidade sensório-motor é um fator de re- estabelecimento de um desenvolvimento saudável da criança , este estudo tem como objetivo investigar a correlação entre o perfil neurofuncional e habilidades sensório-motoras de crianças com paralisia cerebral.

MÉTODOS

Este é um estudo longitudinal que contém observações e análises de crianças com paralisia cerebral que freqüentam o Departamento de Fisioterapia na Associação Pestalozzi de Goiânia ( " Renascer " branch) . Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Goiás ( Protocolo - CAAE : 0769.0.000.168-07 ) .

Amostra: Vinte e sete crianças de ambos os sexos com diagnóstico de paralisia cerebral foram incluídos neste estudo. Eles têm entre 1-12 anos e compareceram ao Departamento de Fisioterapia na Associação Pestalozzi de Goiânia e cujos pais assinaram o termo de consentimento.

O perfil neurofuncional foi obtido através da análise de formulário de avaliação neurológica da criança usada na instituição, que é composto de dados de gestação , avaliação dos reflexos superficiais e profundos , movimentos involuntários , avaliação corporal, nível funcional ( GMFCS ) , o nível de deficiência (leve, moderada e grave) , os sistemas sensoriais ( visão, audição e propriocepção ) , reações de endireitamento do corpo , reações de proteção e reações de equilíbrio.

A avaliação das habilidades sensório-motoras foi realizada por meio de Inventário Portage Operacional ( OPI ) . Esse instrumento permite descrever o comportamento dos bebês e crianças (0-6 anos) , as cinco áreas de domínio ( motora, cognitiva , lingüística, auto-cuidado e habilidades sociais ), bem como a área de estimulação das crianças. As habilidades motoras incluem reações posturais , desenvolvimento psicomotor e uso das mãos . As habilidades cognitivas referem-se a ajustes quando enfrenta problemas , solução de problemas práticos ; ajustes sensório-motoras ; decomposição do todo em partes, reintegração e percepção das relações. A área de línguas abrange as expressões faciais , o uso de gestos, vocalizações , palavras e frases, imitação e compreensão. As habilidades sociais incluem expressões sociais e cooperação em atividades regulares e auto-cuidado e se referem a independência nas atividades diárias. A área da estimulação criança refere-se à sensibilidade táctil , visual e auditivo , bem como para a localização visual e auditivo e neuropsicomotor do desenvolvimento .

A OPI foi adotado como um instrumento de coleta de dados , uma vez que abrange quase todas as áreas do desenvolvimento da criança para ser fácil de usar instrumento prático e para ser usado em serviços de intervenção para bebês e crianças. Neste estudo, as crianças tinham uma deficiência grave do desenvolvimento sensório- motora e , por conseguinte , manteve-se a utilização de OPI dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com