TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Renal

Ensaios: Artigo Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Artigo sobre: Alterações Morfológicas e Funcionais dos Rins de cães com insuficiência renal crônica.

RESUMO:

As doenças renais em cães são causadas por desordem de etiologia variada que induzem a alterações estruturais e funcionais dos rins, diagnosticadas por meio de quadro clinico e da histopatologia.

A doença glomerular é classificada de acordo com o padrão histológico das alterações renais sendo, portanto o conhecimento da histopatologia necessário para a compreensão da doença. O termo glomerulonefrite é normalmente usado para descrever o grupo de doenças em que a lesão primaria consiste em algum tipo de anomalia estrutural do glomérulo. O dano no glomérulo pode ser grave, levando a fibrose permanente com atrofia nos túbulos associados. Alternativamente algumas condições produzem anomalias temporárias, e seguindo a resolução da função do néfron.

O objetivo deste estudo foi caracterizar as alterações renais dos cães com insuficiência renal crônica e classificá-las de acordo com a Organização mundial de saúde para seres humanos.

Foi coletado a amostra de sangue e urina de 11 cães de diferente raças de ambos o sexos , adultos.

O inicio e o conjunto de eventos clínicos e bioquímicos que ocorrem em pacientes com insuficiência renal crônica podem variar de acordo com a natureza, gravidade, duração de progressão da afecção subjacente. Frequentemente a uremia é o estado clinico em direção no qual todas as afecções renais progressivas generalizas convergem.

A analise da densidade urinaria apresentou alterações com valor máximo de 1,015 e mínimo de 1,007 o valor médio foi 1,012. Observou se proteinúria em oito animais, os valores de hemácias em nove animais bem como os de hemoglobina e hematócrito em 10 animais foram mais abaixo que dos considerados normais. Observou se também a grande variação no numero de leucócitos totais, foi identificado leucocitose em quatro animais e leucopenia em dois. Na contagem diferencial verificou se discreta neutrofilia em cinco animais e neutropenia apenas em um, dois apresentaram linfocitose e novo monocitopenia.

Na analise macroscópica do parênquima renal observaram se superfície irregular, pontos de retração com aderença de capsula conectiva e calcificação, petéquias e congestão cortical e medular. Na analise histológica verificou se bactérias em dois animais, e observadas três classes de alteração, degenerativas, circulatórias e inflamatórias e ou regenerativas. A presença do infiltrado inflamatório predominantemente mononuclear foi o principal achado microscópico. Em relação a sorologia para leptospirose três animais apresentaram positivo.

Muitas afecções generalizadas crônica dos rins que se originam em vasos, glomérulos ou túbulos estão associadas a um grau considerável de inflamação e fibrose intersticial, e o diagnostico uma NIC verdadeira sugere que o distúrbio subjacente se caracteriza por anormalidades morfológicas e funcionais do tecido intersticial, e que se progressivas podem induzir a alteração dos túbulos, glomérulos e vasos renais. A GED não caracteriza uma lesão especifica e sim representa o estagio final de vários tipos de glomerulopatias, com manifestações clinicas de insuficiência renal crônica resultando em uremia.

O cão mostrou se um bom modelo para o estudo de doença renal por apresentar lesões e comprometimento renal semelhantes ao homem, presença de proteinúria e concentrações elevadas de ureia e creatinina são indicativas de glomerulopatias.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »