TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo academico biologia

Por:   •  12/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Disciplina: Ecologia de Ecossistemas – Atividade à distância 1

Prof.: Alexandre de Siqueira Pinto

Nome: Moisés Silva dos Santos

Nas questões de 1 a 3, julgue os itens (correto ou incorreto) e, posteriormente, escolha a alternativa correta.  Justifique os itens incorretos, ou seja, apresente uma explicação sobre o motivo da alternativa ser incorreta.

Questão 1

I.  Sistema é o conjunto de elementos, podendo ser um sistema único ou organizado em sub-sistemas.

II.  Os ecossistemas podem ser estudados em várias escalas de espaço, dependendo da pergunta a ser respondida pelo estudo.

III.  A compreensão das propriedades de seus componentes é o suficiente para entender completamente o funcionamento de um ecossistema.

IV.  Um ecossistema é formado apenas por componentes bióticos que interagem entre si gerando um fluxo de energia e ciclagem de matéria.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a) Apenas I                                                d) Apenas I e III

b) Apenas II                                                e) Apenas III e IV

c) Apenas II e III

Questão 2

I.  A retroalimentação positiva é fundamental para a manutenção de um ecossistema em um determinado estado ao longo do tempo

II.  Um exemplo de retroalimentação positiva pode ser o aumento da produtividade ao longo do desenvolvimento de recifes de corais.

III.  A regulação da temperatura corpórea é um exemplo de retroalimentação negativa

IV.  No estado estacionário dinâmico a sistema pode ser considerado não estável.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

a) Apenas I                                                d) Apenas I e III

b) Apenas II                                                e) Apenas III e IV

c) Apenas II e III

Questão 3. A figura ao lado mostra a produtividade primária líquida em três ambientes: Oceano aberto, Plataforma continental e Recife de corais. Apesar dos Recifes de corais estarem citados na região que abrange a plataforma continental, sua produtividade é muito maior. Apresente uma explicação plausível para este resultado.[pic 1]

RESPOSTAS

Questão 1

Letra B, apenas II.

Justificativas

  1. Incorreto, um sistema ecológico pode ser um organismo, uma população, um conjunto de populações vivendo juntos (comunidade), um ecossistema ou toda biosfera. Cada sistema menor é um subconjunto de um próximo maior, e assim os diferentes tipos formam uma hierarquia.
  2. Correto, dependendo do que deve ser respondido com tal estudo é possível estudar em escalas diferentes para cada caso especifico. As escalas podem ser: global, regional, local, menor...
  3. Incorreto, existem propriedades que possuem comportamentos complexos e compreende-las não seria o suficiente para entender o funcionamento de um ecossistema.
  4. Incorreto, pois os conjuntos de organismos com seus ambientes físicos e químicos formam um ecossistema. Assim sendo, os componentes bióticos e abióticos em interação formando o ecossistema.

Questão 2

Letra C, apenas II e III.

Justificativas

  1. Incorreto, a retroalimentação negativa é fundamental para a manutenção dos ecossistemas, em um determinado estado, resistindo a mudanças.
  2. Correto, de acordo com a interação entre corais e outros organismos, como algas que realizam a fotossíntese e fornecem compostos para os corais e por consequência os corais fornecem a ”casa” para essas algas, uma espécie de abrigo, que sobrevivem nessa relação ecológica. Os recifes são um tipo de ecossistema.
  3. Correto, a retroalimentação negativa é o contrário da positiva, assim um componente exerce controle sobre outro não permitindo que ultrapasse certo nível. Como por exemplo o aumento da temperatura do corpo que aumenta sua quando estamos doentes para tentar eliminar o vírus causador da doença, por isso sentimos febre. Também o suor, quando nosso corpo está com temperatura elevada e faz com que nosso corpo resfrie.
  4. Incorreto, no sistema as quantidades compartimentais são mantidas, mas o fluxo continua sem parar, o que entra é igual ao que sai, ou seja mantido estável.

Questão 3

O recife de corais é um ecossistema, nele ocorrem interações e relações entre seus componentes. Esse fator faz com que a produtividade primária seja alta quando comparado a outros ecossistemas. Eles são ricos em biodiversidade, abrigam várias espécies, como as algas que disponibilizam energia, assim como outras que participam de relações harmônicas ou desarmônicas com outros organismos de mesmo ambiente ou de ambientes diferentes. O oceano aberto e a plataforma continental não possuem a biodiversidade presente nos recifes de corais, neles os produtores primários são presentes em grande quantidade, pois realizam fotossíntese, é o exemplo das algas, esses organismos fotossintéticos são a base da cadeia alimentar e constituem uma fonte de energia de tamanha importância que geralmente se consideram os recifes como autotróficos, o que significa que a produção primária residente é a fonte de maior parte do fluxo de energia através das teias alimentares dos recifes. A matéria orgânica formada a partir da produção secundaria constitui a base da cadeia alimentar. Com isso os produtores primários são responsáveis por sustentar os demais níveis tróficos, desde os consumidores primários até os consumidores de topo, contribuindo assim para o aumento da biomassa dos ecossistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com