TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artropodes

Resenha: Artropodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Resenha  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

oArtrópodes:

Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros, articulado e podos, pés) são um filo de animais invertebrados, que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes). Têm cerca de um milhão de espécies descritas, e estima-se que os representantes deste filo equivalem a cerca de 84% de todas as espécies de animais conhecidas pelo homem. Possuem uma ampla gama de cores e formatos, e no que diz respeito ao tamanho, alguns vão desde as formas microscópicas, como no plâncton (com menos de 1/4 de milímetro), até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.

Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta, sejam eles aquáticos ou terrestres. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram alguns que são parasitas e outros que apresentam características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, como também por causarem prejuízos na saúde e na agricultura.

Sua existência é datada nos registros fósseis desde o período Cambriano (cerca de 542 a 488 milhões de anos atrás), onde criaturas como as Trilobitas eram encontradas em abundância nos oceanos. Algumas teorias sobre a origem deste filo sustentam que os ancestrais dos artrópodes podem ter sido os anelídeos (vermes de corpo segmentado em anéis) ou de algum outro ancestral em comum. Os artrópodes têm apêndices articulados; o corpo segmentado, envolvido num exoesqueleto de quitina. Os apêndices estão especializados para a alimentação, para a percepção sensorial, para defesa e para a locomoção. São estas "patas articuladas" que dão o nome ao filo e que o separam dos filos mais próximos,os Onychophora e os Tardigrada .O exoesqueleto é uma camada de cutícula quitinosa que reveste externamente todo o corpo dos artrópodes. Ele apresenta placas articuladas e contínuas. A presença de fenol na placa a deixa mais rígida e com a cor mais escura.Eles são animais metamerizados, isto é, têm corpo segmentado, mas sua metameria não é tão evidente como a dos anelídeos; isso porque sua metameria heteronôma: os metâmeros (segmentos) diferenciam-se durante o desenvolvimento, alguns deles fundindo-se para a formação de tagmas que, como nos insetos, são tipicamente:

*Cabeça

*Tórax

*Abdômen.

Principais Doenças Causadas por Artrópodes

Escabiose : ( Sarna )

A escabiose é o nome técnico que se dá à sarna, uma infecção parasitária da pele que produz pápulas avermelhadas e muita coceira.Sarna é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e sua infestação é facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico, raramente, de roupas ou de outros objetos compartilhados. O ácaro fêmea cava túneis sob a camada superior da pele e deposita seus ovos que após poucos dias, eclodem em larvas. provocando muito prurido (coceira). A principal característica da escabiose é o prurido intenso que aumenta à noite.

As escavações dos ácaros aparecem como linhas ondulosas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresenta uma pequena pápula em uma extremidade. Os locais mais de preferênciadestes ácaros são as membranas interdigitais dos dedos das mãos, nos punhos, nos cotovelos, nas axilas, em torno dos mamilos das mamas das mulheres, no pênis e bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. Em crianças pequenas a infecção pode acometer a face, o que raramente acontece em adultos e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.As escavações tornam-se difíceis de serem visualizadas com o avançar da infecção, porque elas são mascaradas pela inflamação provocada pelo ato de coçar.

Um raspado das escavações possibilita a análise do material ao microscópio para confirmar a presença de ácaros. A escabiose pode ser curada com a aplicação de um creme contendo permetrina ou uma solução de lindano. A limpeza muito minuciosa das roupas de cama ou do vestuário não são obrigatórias, a limpeza normal das roupas é suficientes para eliminar o ácaro, mas os familiares e os indivíduos que tiveram contato íntimo com uma pessoa infectada devem ser tratados também.

Pediculose: ( Piolhos )

A pediculose é uma infestação de piolhos, que são insetos ectoparasitas da ordem Phthiraptera que se alimentam de sangue. A infestação de piolhos pode ocorrer em qualquer espécie de animais de sangue quente, como mamíferos e aves, incluindo humanos. Embora o termo pediculose em humanos possa apropriadamente se referir a infestação de piolhos em qualquer parte do corpo, a forma mais comum é a humanus capitis, que é a infestação da cabeça das pessoas por espécie de piolho específica. A infestação de piolhos na cabeça das pessoas (pediculosis humanus capitis) é mais freqüente em crianças de 3 a 10 anos e suas famílias. Mulheres tendem a ter piolhos mais freqüentemente do que homens. Os piolhos são transmitidos através do contato direto com uma pessoa infectada. Para diagnosticar a infestação de piolhos todo o couro cabeludo deve ser penteado cuidadosamente com um pente-fino para piolhos. Os dentes do pente devem ser examinados para verificar a presença de piolho cada vez que passar pelo cabelo. O uso de pente-fino para piolhos é a forma mais eficiente de detectar piolho vivo. O sintoma mais característico da pediculose é a coceira na cabeça, a qual geralmente se intensifica de 3 a 4 semanas depois do início da infestação de piolhos. A reação da pele à mordida é muito leve e raramente pode ser vista través do cabelo. Coçar excessivamente as áreas infestadas de piolhos pode causar feridas, as quais podem ficar infectadas. Não há método ou produto que assegure 100% de destruição dos ovos (lêndeas) e ninhadas de piolhos depois de um único tratamento. Porém, existem vários tratamentos que podem ter graus variados de sucesso. Esses métodos incluem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com