TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artropodes

Artigos Científicos: Artropodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.871 Visualizações

Página 1 de 2

Artrópode: estrutura e desenvolvimento

Filogenia artrópode: uma visão geral da perspectiva morfológica, dados moleculares e registro fóssil

Artrópodes tem sido o componente dominante da diversidade das espécies animais durante os últimos 520 milhões de anos desde a principal explosão ou radiação cambriana. Os primeiros fósseis de artrópodes são datados certamente do estágio 3 da era cambriana, embora alguns registros foram atribuído ao segundo estágio.

O registro do traço fóssil dos artrópodes é geralmente considerado como anterior ao registro fóssil dos Monomorphichnus e Rusophycus que são amplamente aceitos como Arthropoda e se estende até o final do estágio 2, a partir de estratos que são tradicionalmente atribuídos a era Tommotian.

Para efeito desta revisão, as hipóteses principais para os grupos fundamentais nos artrópodes são apresentados pelos próprios nomes. Vejo muito sentido em apresentar “as” perspectivas morfológicas versus molecular porque morfologistas tem definido diferentes hipóteses entre eles e nenhum obteve resultado molecular algum (morfologistas apóiam qualquer Tetraconata ou Atelocerata, Mandibulata ou Schizoramia, etc). Da mesma forma não há nenhuma singularidade molecular na árvore dos artrópodes por conta dos diferentes genes ou diferentes análises do clado. Dito isso, certos padrões recorrentes podem ser reconhecidos com classes diferentes de evidêncas, por exemplo, a filogenia molecular é dividida entre miriápodes sendo uma aliada estreita aos queliceratos (Paradoxa/Myriochelata) ou hexápodas e crustáceos (Mandibulata), mas independentemente dos marcadores usados, o clado hexápoda-crustáceo é enfaticamente favorecido mas do que o clado miriapoda-hexapoda (Atelocerata).

Uma região da árvore dos artrópodes é dominada por uma classe singular de dados, a resolução do grupo haste. Os fósseis constituem a única evidência para a subsistência de ramificações e características adquiridas no grupo haste dos artrópodes. Este campo tem crescido consideravelmente nos últimos anos, e um grande consenso surgiu com relação as tais hipóteses Lobopodians, sem guelras, alocaridids e outros dinocacaridids e fiuxianhuiids posicionados no grupo haste dos artrópodes.

Filogenia artrópode é por vezes apresentada como um quebra-cabeça onde todas as possíveis hipóteses concorrentes tem fundamento. É certamente a causa da grande diversidade de grupos ser definida por décadas, e grande parte dessa diversidade é vista nos trabalhos contemporâneos. No entanto, é preciso enfatizar que o campo de apoio das teorias concorrentes está diminuindo e os debates atuais concentram-se em alternativas e apóiam diferentes tipos de evidência.

2- O grupo irmão do Arthropoda: Onychophora ou Tardigrada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com