TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTROPODES

Trabalho Universitário: ARTROPODES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  4.358 Palavras (18 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE SOB A

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

CAMPINA GRANDE - PB

2012

ANTÔNIO LUCAS DE CARVALHO NETO

GECILENE SILVA

CLAUDEMIR PONTES

THIAGO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE SOB A

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS

CONTÁBEIS

Trabalho de Pesquisa apresentado a Disciplina de Estatística do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB como requisito de avaliação do Estágio II da referida disciplina.

Orientador: Prof. Pedro César Pereira Coelho

CAMPINA GRANDE – PB

2012

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo evidenciar o grau de satisfação dos alunos quanto ao desempenho dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba. Em princípio, contextualizou-se a necessidade de melhoria da qualidade do ensino superior, inerente ao atendimento das necessidades de seus os alunos, que é um diferencial na busca de vantagem competitiva no segmento educacional. A metodologia empregada nesta pesquisa teve caráter descritivo, onde foi empregado como instrumento para a coleta de dados um questionário previamente elaborado, composto por 10 (dez) perguntas fechadas, aplicado a 46 alunos do 2º Período do curso de graduação em Ciências Contábeis durante o 1º semestre de 2012. Pode-se identificar o perfil sócio-demográfico dos alunos e apurar o grau de satisfação, baseado na avaliação do alunado, em relação ao interesse, conhecimento técnico e a didática dos professores do referido curso. Para análise dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa com o auxílio da estatística descritiva. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o conhecimento técnico dos professores parece atender, de forma satisfatória, às expectativas dos alunos. Contudo, quanto ao grau de comprometimento por parte dos docentes, no que se refere à pontualidade e assiduidade, os alunos do turno da noite apresentaram-se insatisfeitos no quanto a estes aspectos. Desta forma, a presente pesquisa buscou evidenciar à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, em busca da sustentação de sua vantagem competitiva para o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Avaliação de Desempenho Docente. Avaliação de Desempenho. Instituição de Ensino Superior (IES). Contabilidade.

1 INTRODUÇÃO

A competitividade introduzida pela globalização trouxe como conseqüência a abertura de novos mercados, surgindo à necessidade de informações contábeis mais seguras, precisas e éticas. A par de tais necessidades, é evidente que se deve discutir a formação dos profissionais de Contabilidade e isto poderá contribuir para a visualização do ensino da Contabilidade como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. A Instituição de Ensino Superior (IES) desempenha um papel relevante para a sociedade que é de preparar os profissionais do futuro, sendo o local apropriado para a construção do conhecimento (KOLIVER, 1991).

Frente às novas demandas apresentadas pela sociedade do conhecimento, as universidades são vistas como organizações complexas, que vem passando por um processo de reestruturação e adaptação para suplantar diversos desafios inerentes a este ambiente dinâmico, onde se destacam: a expansão do sistema do ensino superior, o aumento do controle externo via avaliações, as regulamentações em decorrência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a utilização das tecnologias de informação e comunicação, bem como a necessidade de padrões gerenciais mais eficientes e eficazes que dinamizem o processo de aprendizagem (WALTER et al., 2006).

Nos últimos as Instituições de Ensino Superior (IES) tem crescido consideravelmente no Brasil, principalmente as escolas privadas. Assim, a reputação destas instituições concentra-se na qualidade do ensino de seus cursos, exigindo processos constantes de avaliação, principalmente de seus docentes. Nesse sentido, “a qualidade de ensino está claramente relacionada à qualidade dos professores (SILVA, BIDO, FORTE, 2008). De fato, estudos americanos demonstram que a qualidade do professor é um melhor indicativo de aprendizagem do que a tão estudada diferença racial e socioeconômica” (STRAUSS, 2007).

A avaliação de desempenho nas IES apresenta algumas particularidades e dificuldades como: dificuldade em se gerenciar profissionais conhecidos por sua independência; falta de clareza nos objetivos institucionais das IES; incertezas quanto as

Recompensas; dificuldade de se avaliar ensino, já que pesquisadores, professores e alunos não concordam quanto aos critérios indicativos de um “bom ensino”; muitos níveis hierárquicos, principalmente de supervisão; falta de tempo para realização das avaliações, e falta de infra-estrutura organizacional. Entretanto, mesmo com as dificuldades elencadas, torna-se imprescindível a realização da avaliação de desempenho docente, principalmente as avaliações que levam em consideração a percepção dos alunos (REIFSCHNEIDER, 2008).

Nos processos de avaliações que envolvem o preenchimento de um questionário por parte dos alunos, a natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com