TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia E Reprodução Dos Artrópodes

Artigos Científicos: Fisiologia E Reprodução Dos Artrópodes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  6.044 Visualizações

Página 1 de 2

Fisiologia animal

É o filo com o maior número de espécies e com representantes terrestres, de água doce e marinhos. Encontra-se dividido em cinco classes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.

Apresentam um exoesqueleto quitinoso e uma série de apêndices articulados. O exoesqueleto limita o crescimento desses animais, que crescem através do processo de mudas (ecdises), durante as quais trocam o seu envoltório.

A estrutura do sistema respiratório depende do grupo e do habitat de cada espécie. Existem grupos que apresentam respiração branquial (crustáceos), traqueias (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes) e cavidade pulmonar (aracnídeos).

O sistema circulatório é do tipo aberto e o sangue é lançado do coração para o interior de cavidades. A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes).

O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.

A reprodução é sexuada, existindo tanto espécies dioicas quanto hermafroditas. O desenvolvimento pode apresentar estágios larvais (indireto) ou ser direto.

Reprodução dos Artrópodes

Os artrópodes são animais dioicos, ou seja, possuem sexo separado. Nos animais terrestres a fecundação se dá internamente, já nas aquáticas, na maioria das vezes, ocorre externamente. Em vários deles há a presença de diversos estágios larvais. Ao chegar ao estágio adulto, conhecido como imago, se dá após uma ou várias metamorfoses.

Nos imagos, encontram-se todos os órgãos que caracterizam um adulto da espécie. A designação imago não significa, necessariamente, adulto sexualmente ativo, mas sim uma forma onde as estruturas sexuais já estão formadas, mesmo que imaturas e afuncionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com