TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 100 Maiores Descobertas

Por:   •  4/12/2022  •  Artigo  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Tabela periódica: Em 1869 um professor de química russo Dmitri Mendeleiev, estava escrevendo um livro para seus alunos quando começou a imaginar como poderia explicar melhor os 63 elementos conhecidos naquela época. Para ajudar a formular seus pensamentos, ele criou uma ficha para cada elemento, em cada ficha ele escreveu o nome do elemento, peso atômico, propriedades típicas e suas semelhanças com outros elementos. Porque a tabela periódica é significativa? Ela mudou para sempre a forma como todos aprendem e compreendem os elementos. Atualmente, é possível explicar muito melhor sobre os elementos existentes e suas características e semelhanças graças a tabela periódica. Ela é como uma bíblia para quem trabalha com a química.

Eletroquímica: Os químicos especulavam que o bicarbonato de potássio era um composto formado por diversos elementos,mas não conseguiam provar isso. Em 1807, Humphry davy estava realizando experimentos com baterias em seu laboratório, ele derreteu um pouco de bicarbonato de potássio, ele queria observar se a eletricidade poderia ser a respostas, então instalou fios vindo de uma das baterias maiores ao bicarbonato de potássio derretido e o potássio puro começou a surgir. Isso levou ao surgimento da indústria do alumínio, a produção de semicondutores, painéis solares e até as baterias de lítio recarregáveis. Essa descoberta foi um dos pilares para nossa sociedade que cada vez mais utiliza eletrônicos e energia no cotidiano, sem ela o computador que estou utilizando para fazer esse trabalho não poderia existir.

Fulerenos: cada nanotubo possui cerca de 1 bilionésimo de metro de diâmetro mais fino que um filamento de DNA. Richard Smalley, em 1985 usando equipamento espectroscópico a laser, descobriu que havia um agrupamento especial de átomos de carbono que possuia exatamente 60 átomos. O que eles descobriram foi uma classe nova de moléculas chamada de fulerenos. Essa descoberta deu origem à nanotecnologia, atualmente há diversas pesquisas nessa área para o desenvolvimento de novas tecnologias, é um novo marco na química, semelhante a uma revolução industrial. Esses estudos abrem portas para um oceano de novas tecnologias que podem surgir, sendo um exemplo os nanomotores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com