TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Ambientais

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Sabemos que a crise ambiental que vivemos atualmente afeta a todos no planeta, logo é um problema de responsabilidade geral. A sociedade atual está sentindo os efeitos dos problemas ambientais que causam desequilíbrio em suas vidas, como crise hídrica, extinção em massa, poluição, degradação do solo, degradação da camada de ozônio, influencia nos ciclos bioquímicos, produção exacerbada de resíduos, acumulação de bens e desigualdade social, acidificação das aguas, destruição dos habitats naturais. Isso se deve as grandes alterações na estrutura em função dos sistemas naturais da terra que representam uma ameaça para nossa saúde e para a vida de todos em que nela habitam.

A sociedade se estruturou através de uma insustentável exploração de recursos naturais, não percebendo que também seriamos atingidos na mesma proporção em que denegrimos o nosso habitat. Agora, em estado alarmante, a sociedade contemporânea passou a repensar em seus atos e se conscientizar sobre a situação ambiental, para que assim encontrem oportunidades de reverter ou amenizar a consequência de tanto descaso com a natureza.

Cada instituição, onde estão inseridos os cidadãos tem a responsabilidade de inserir esses pensamentos na mente das pessoas, a fim de transformar os maus hábitos em atitudes conscientes e preventivas, melhorando as condições de vida em diversos aspectos. O cidadão precisa ser informado da real situação que a terra se encontra, estimulando os mesmo para que todos estejam dispostos a mudar e impedir ainda mais a degradação do meio ambiente. Tornando-nos consumidores gratos por tudo o que a terra nos oferece.

O número de habitantes em nosso planeta vem aumentando gradualmente e isso chama nossa atenção, pois consequentemente também aumenta a quantidade de geração e utilização de resíduos poluentes. Com isso é importante que ações sustentáveis estejam sempre norteando nossas atividades cotidianas para que assim possamos evitar maiores problemas ambientais. Faz-se necessário que empresas e pessoas trabalhem a favor de uma melhora ambiental, onde a sustentabilidade tem seu espaço garantido, para que o planeta não sofra mais com nossos desgastes desmedidos.

Os problemas identificados nessa crise ambiental são: resíduos sendo gerados em grande escala, sem serem consumidos de forma correta ou tão brevemente como as sacolas plásticas apontadas no vídeo sobre lixo presente na Unidade 3 de Ciências Ambientais. Grandes quantidades de lixo sendo produzidas e muito consumo sem consciência por nossa parte. Não estamos cuidando do nosso planeta e os resultados dessas ações estão cada vez mais aparentes e nos prejudicando diariamente. Nossa crise provem do nosso crescimento populacional exacerbado e à maneira insustentável com a qual utilizamos/consumimos recursos naturais e geramos resíduos.

A conscientização já é feita pelo mundo afora, mas ainda não é suficiente para que os danos melhorem. A sociedade do consumo cresce cada vez mais e se não nos atentarmos as consequências, é difícil prever um futuro otimista para nós em nosso planeta.

Segundo Braga et al. (2005), citado na matéria Ciências Ambientais, “a crise ambiental pode ser descrita considerando-se três aspectos básicos: crescimento populacional, demanda de energia e de materiais e geração de resíduos, ou seja, poluição.” Além desses três aspectos, o desmatamento e a fragmentação de habitat também são fatores importantes e de grande impacto em nossas vidas. Estamos nos distanciando da natureza e nos fechando em caixas de cimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com