TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células e Organelas

Por:   •  12/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7

CITOPLASMA

Citoplasma é a região entre a membrana plasmática e o núcleo, é um material gelatinoso, o citosol, também chamado de hialoplasma ou matriz do citoplasma. Ocorrem neste material diversas reações químicas do metabolismo. Mergulhadas no citoplasma também há diversas organelas que são responsáveis pelas atividades da célula.

2 CITOESQUELETO

O citosol das células eucariotas é formado por um conjunto de fibras de proteína que suportam a forma da célula, além de ajudar no transporte de substâncias e nos seus movimentos. Esse conjunto de fibras é chamado de citoesqueleto, e tem como função uma espécie de "esqueleto" além de ser uma "musculatura" da célula. As células procariontes não possuem citoesqueleto, já nas primeiras células eucariotas, dizem que facilitam a movimentação das células na captura e ingestão de outras células. É possível identificar 3 tipos de fibras, entre elas os microfilamentos que ajudam a manter a forma da célula além de atuar em alguns movimentos por causa da contração, sendo formados pela união de várias moléculas da proteína actina, os microtúbulos têm função de sustentação e transporte de organelas no interior da célula, além de atuar no movimento dos cromossomos e na formação dos centríolos, e os filamentos intermediários são compostos por vários fios de proteínas que atuam como cordas, além de ajudar na sustentação do núcleo.

3 CENTRÍOLOS

São pequenos cilindros que estão presentes na maioria das células eucariotas, tendo exceções em alguns organismos unicelulares em uma região do citoplasma próximo ao núcleo, chamado de centrossomos, que são um conjunto de fios que atuam nos movimentos dos cromossomos. Em sua composição podemos notar que eles geralmente estão em pares e cada cilindro é formado por 3 microtúbulos, que estão dispostos em 9 grupo. Eles podem se autoduplicar, formando novos centríolos, além de colaborar na formação dos cílios e flagelos. Nos eucariontes eles são encontrados em apenas algumas células, sendo elas algumas algas, protozoários e algumas células animais. Elas promovem movimentos de correntes no ambiente líquido, essas correntes são usadas para locomoção e captura de alimento. No ser humano elas atuam nas vias respiratórias expulsando partículas estranhas do nosso organismo. Ao ver em um microscópio eletrônico a primeira visão é que são idênticas, os cílios e os flagelos, sendo a única diferença os cílios serem mais curtos e mais numerosos do que os flagelos. Ambos são formados por 9 pares de microtúbulos periféricos para um par central.

4 RIBOSSOMOS

São formados por duas subunidades com propriedades específicas diferentes e pelo ácido ribonucleico (RNA) e proteínas, sendo visíveis apenas ao microscópio eletrônico. Os encontrados nas mitocôndrias das procariotas são menores que os presentes no citosol das eucariotas. A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células, por meio da união entre aminoácidos. São controlados pelo RNA produzido no núcleo da célula, sob o comando do DNA. Estão normalmente localizados livres no citoplasma, sintetizando proteínas que serão lançadas no citosol, ou fazem parte do retículo endoplasmático granuloso, que lançarão as proteínas no próprio retículo.

5 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO É um conjunto de membranas que rodeiam várias formas de cavidades, ocorrendo no seu interior uma rede de distribuição de substâncias. Existem dois tipos distintos de retículos endoplasmáticos: o granuloso e o não granuloso.

5.1 Retículo endoplasmático granuloso Chamado também de granular ou rugoso, o retículo é formado por cavidades achatadas formada por ribossomos na sua parte exterior, onde está em contato com o citoplasma. Sua função principal é produzir e guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas. Esse tipo de organela é comum em tipos celulares que se associam com a síntese intensa de proteína, tais como as células do pâncreas e os plasmócitos. Além do afastamento de proteínas, o retículo endoplasmático granular está relacionado com a glicosilação inicial das glicoproteínas, montagem de moléculas proteicas e a síntese de fosfolípidos. Os ribossomos que estão livres no citosol, produzem proteínas que são usadas pelo próprio citosol, como diversas enzimas.

5.2 Retículo endoplasmático não granuloso O retículo endoplasmático não granuloso (também chamado de agranular ou liso) não apresenta ribossomos aderidos junto a membrana, que aparece contínua à membrana do retículo endoplasmático granular, não atuando na síntese de proteínas. Ele possui diversas funções, tais como a síntese de alguns hormônios, lipídios, hidrólise do glicogênio e processos de conjugação, oxidação e metilação. Esses últimos processos relacionam-se com a neutralização de substâncias tóxicas, isto e,

na desintoxicação do organismo, sendo assim, é possível dizer que algumas enzimas são responsáveis por transformar alguns medicamentos em menos tóxicos. Nos hepatócitos e células que sintetizam hormônios esteróides a partir do colesterol, esse tipo de retículo é encontrado em abundância. Outra função importante é a participação no processo de contração muscular. Essas organelas têm como função atuar como reservatório de íons cálcio, necessários para o processo de contração, a organela é chamada de retículo sarcoplasmático.

6 COMPLEXO GOLGIENSE

A descoberta do complexo de Golgi, veio através do médico italiano Camillo Golgi, que observou que o nitrato de prata se depositava em certas regiões da célula, que era uma estrutura em forma de rede, assim veio a chamar de aparelho ou complexo de Golgi. Com as novas tecnologias, foi possível observar a formação desse complexo do qual identificamos uma pilha de sacos achatados e minúsculas vesículas esféricas.

A função mais importante do complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Neste processo, as membranas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com