TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células eucarióticas e procarióticas

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

A célula é uma unidade estrutural e funcional dos organismos vivos o que quer dizer que todos os seres vivos são compostos por células. Alguns organismos podem se apresentar como unicelulares (única célula), como as bactérias que realizam todas as funções básicas numa única célula. Outros, pluricelulares (inúmeras células) como os seres humanos, onde as células com suas funções se organizam para formar tecidos (órgãos que possuí funções como circulação, locomoção, respiração, digestão etc), elas carregam substâncias químicas necessárias para o seu funcionamento (sódio, cálcio, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio etc). Os tecidos formados pela célula podem ser de nível orgânico ou tecidual. O nível orgânico tem uma união de células que formam um órgão com a mesma função (pulmão, rim, coração etc). No nível tecidual as células com a mesma função estão unidas para formar tecidos (tecido muscular, nervoso, epitelial etc).

 Essas células são organizadas estruturalmente entre eucarióticas e procarióticas. As procarióticas costumam ser independentes enquanto as procarióticas são encontradas em organismos multicelulares. Os eucariontes são mais complexos que os procariontes, elas possuem vários tipos de organelas e membrana nuclear (Carioteca).

Com base nessas informações sabemos que os humanos são seres multicelulares e sua estrutura celular é eucariótica. Tal estrutura celular tem em sua constituição Membrana Plasmática, Citoplasma e Núcleo com diversas organelas que realizam funções diferentes, elas são especializadas para realização de uma ou mais funções vitais. Se tratando de humanos são organelas da célula animal que por sua vez é constituída de 1 - Nucléolo, 2 - Núcleo celular, 3 - Ribossomos, 4 - Vesícula, 5 - Retículo endoplasmático rugoso, 6 - Complexo de Golgi, 7 - Citoesqueleto, 8 - Retículo endoplasmático liso, 9 - Mitocôndria, 10 - Vacúolo, 11 - Citoplasma, 12 - Lisossomo, 13 - Centrossoma, 14 - Membrana plasmática e 15 - Peroxissoma.

[pic 1] [pic 2]

A membrana plasmática exerce diversas funções, como, separar conteúdo celular do extracelular, controlar as substancias que entram e saem, responde a sinais externos, regula as interações intercelulares, fazer manutenção da constância dentro da célula e da estrutura celular e realizar suporte mecânico. Essa membrana possuí como estrutura dupla camada de lipídios, as proteínas ficam fixadas entre a bicamada os carboidratos são encontrados fixados extracelularmente.

Para controlar o que entra e saí da membrana existe dois tipos de transporte, ativo e passivo. O transporte passivo não realiza gasto de energia, a molécula passa do meio com mais concentração para o de menor concentração. No transporte ativo há gasto de energia e ocorre quando a molécula deve ser transportada contra a concentração, ou seja, do meio menor concentração para o maior.

O citoplasma é a região entre a membrana celular e o núcleo, nesta onde estão localizadas as organelas responsáveis por realizar processos metabólicos celulares (síntese de proteínas, respiração, excreção e digestão). No citoplasma está o citoesqueleto, que organiza a forma da célula mantendo as organelas no lugar, este também auxilia endocitose, citocinese e move partes celular em fase de crescimento. Este é formado por filamentos e tubos com grande quantidade de proteínas.

No citoplasma também possuímos o mitocôndrio uma organela responsável pela respiração celular. Essa organela é especialista em gerar energia celular a partir da síntese de ATP. Para produzir energia pela mitocôndria utilizamos da alimentação, e é desta que tiramos substratos de lipídios e carboidratos que entram em nosso organismo através da digestão. A mitocôndria utilizando destes substratos mais oxigênio produz ATP e elimina após esse processo gás carbônico e água.

Para a produção desta energia utilizamos do processo de respiração aeróbica que acontece em três etapas. A primeira etapa é a glicólise onde são utilizados duas moléculas de ATP e glicose, trabalhada essas substancias a quebra da glicose em duas moléculas de ácido purúvico, essa quebra produz também quatro ATP, como duas foram utilizadas no início do processo o saldo de ATP fica como dois. Também é produzido NADH com a quebra da molécula.

Segunda etapa (Ciclo de Krebs) o ácido purúvico é degradado utilizando três moléculas de água e produzindo três gases carbono, três NADH, um FADH2 e um ATP.

Na terceira etapa (cadeia respiratória) ocorre a desidrogenação dos NADH2 e dos FADH2. Os hidrogênios são capturados pelo oxigênio e forma-se água. Durante a formação de água, energia vai sendo liberada e usada na produção de ATP. Na produção do ATP o hidrogênio cede lugar para produção de ATP

A respiração anaeróbia ocorre quando são realizadas atividades físicas muito severas ou de forma demasiada pode ocorrer que o oxigênio obtido pela respiração não seja o suficiente para produção de energia. Na ausência deste oxigênio as células musculares utilizam processos de liberação de energia disponível na glicose, forma-se moléculas de ATP em menor quantidade, porém energia extra para o trabalho muscular. Esse processo é parecido com a glicólise, porém o ácido purúvico se transforma em ácido lático gerando duas moléculas de ATP

O núcleo da célula apresentasse organizado e possuí uma membrana (envoltório nuclear ou carioteca). O núcleo é formado de cromatina, nucléolo, nucleoplasma e envoltório nuclear. No interior do núcleo está presente o material genético RNA e DNA. O DNA é o código genético responsável pela formação de todas as estruturas do corpo.

O ciclo de reprodução celular tem dois períodos, a interfase e a mitose. Na interfase a célula se prepara para que aconteça a divisão celular pois demanda muita energia para este processo. Nesta fase a célula está em intenso processo pois aumenta de tamanho, cresce o número de organelas, duplica o DNA e realiza suas funções propostas a cada organela. Na mitose ocorre a divisão celular, onde a célula-mãe se divide em duas células idênticas geneticamente que tem por nome células-filhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (237.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com