TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Entre Lodos Provenientes de ETA’s e lodos provenientes de ETE’s

Por:   •  28/3/2020  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Diferenças entre lodos provenientes de ETA’s e lodos provenientes de ETE’s

        O termo “lodo” geralmente é utilizado para caracterizar o sedimento acumulados no fundo de rios, lagos, pântanos e mares. Também, caracteriza-se por ser uma mistura com alta concentração de minerais e de partículas orgânicas após a decomposição. Muitas vezes, serve de base de sustento para os seres vivos de determinados habitats, já que alguns destes utilizam o lodo como alimento.

        Usualmente notamos a presença de lodos após os tratamentos de água e esgoto, tendo este último, uma utilidade maior para o reaproveitamento deste lodo. Contudo, não podemos englobar o lodo, proveniente desses dois sistemas, em uma única caracterização. O lodo proveniente do tratamento de água é diferente do lodo processado após o tratamento de esgoto, assumindo assim algumas particularidades que possuem diferentes disposições.

        Sabe-se, que no Brasil há cidades que não possuem infra-estrutura suficiente para o tratamento adequado desse produto (lodo), desta forma, causando impactos ambientais significativos em todo o país. O esgoto mal tratado, despejado em rios, lagos ou mares, pode causar o acumulo de lodo e a contaminação dos meios fluviais, gerando assim, impactos significativos ao meio ambiente. Nesse sentido, essa pesquisa procura abordar pontos que esclareçam e conscientizem a população sobre a característica dos lodos provenientes de ETA’s e ETE’s e, os benefícios que estes trazem sendo tratados e utilizados de maneira adequada.

        O lodo proveniente de ETE’s é caracterizado por possuir dois tipos de resíduos: o líquido, que pode ser devolvido ao meio ambiente e o lodo “sólido”, que possui uma alta quantidade de minerais, resíduos orgânicos e micro-organismos. Geralmente, esse tipo de lodo, pode ser muito bem utilizado na agricultura, servindo como fertilizante e condicionador do solo, já que possui substâncias importantes para garantir a fertilidade do solo. O lodo só pode ser utilizado na agricultura após ser tratado e processado, de modo a diminuir os agentes patógenos e contaminantes. Contudo, no Brasil, o lodo é pouco utilizado na agricultura, sua destinação mais comum são os aterros sanitários.

        O lodo proveniente de ETA’s possuem uma umidade maior, contudo, para que sejam separados da água, passam por um processo de decantação, no qual, separam seus resíduos. Posteriormente, passam por um sistema que busca diminuir o seu volume, já que estes, por terem um alto nível de umidade, possuem um volume maior. As características desse tipo de lodo variam de acordo com a qualidade da água bruta captada para o tratamento, geralmente, passam por um maior processo de tratamento antes de serem devolvidos ao meio ambiente. Sua composição, na maioria dos casos, pose ser caracterizada, por possuírem certa quantidade de sais, como também, de matérias orgânicas e inorgânicas.

        Diante dos fatos mencionados, podemos concluir que, a correta caracterização e gerenciamento do lodo, podem trazer resultados positivos para toda a sociedade, principalmente no que se refere à atenuação dos impactos ambientais. A partir disso, podemos compreender que os diferentes tipos de lodo têm suas características e seus devidos fins e, que se utilizados e processados de maneira correta, podem trazer benefícios à todo o meio.

        

REFERÊNCIAS

ABE, Yulia Tiaki. TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE LODO (ETA). Disponível em: http://www.fec.unicamp.br/~bdta/modulos/saneamento/lodo/lodo.htm#conceito. Acesso em: 27/03/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com