TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As relações básicas entre obesidade e a diabetes mellitus tipo 2

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

As relações básicas entre obesidade e a diabetes mellitus tipo 2

Valéria Pires Rodrigues

Farmacêutica

Resumo

O trabalho objetiva verificar a relação entre obesidade e diabetes mellitus tipo 2. Tal estudo justifica-se devido ao número crescente de pessoas obesas, estando a obesidade relacionada a uma série de doenças crônico-degenerativas (dentre as quais o diabetes mellitus tipo 2).Com este intuito foram selecionados referências atuais e outras não tão atuais mas que são de grande importância sobre o assunto. Dentre as refências selecionadas foi feito este trabalho de revisão de bibliografia. Foi observado que ainda há casos crescentes deste tipo de diabetes e que se faz necessário campanhas sobre prevenção da doença.

Palavras-chave: Diabetes, obesidade, relação.

Abstract


The study aims to verify the relationship between obesity and type 2 diabetes mellitus. This study is justified due to the increasing number of obese people, with obesity related to a number of chronic-degenerative diseases (among them type 2 diabetes mellitus). For this purpose we selected current references and others not so current but that are of great importance on the subject. Among the selected refineries, this bibliographic review work was done. It has been observed that there are still growing cases of this type of diabetes and that campaigns are necessary on prevention of the disease.

Key words: Diabetes, obesity, relationship

INTRODUÇÃO

A correlação que se estabelece entre o sobrepeso a obesidade e o diabetes tipo 2  é bastante conhecida. Pessoas com sobrepeso ou obesidade têm uma grande propensão ao desenvolvimento do diabetes, esta propensão é 3 vezes maior ao das pessoas com peso considerado normal (Cnop.,2002). No início dos anos 2000, 2.9% dos americanos se apresentavam obesos e diabéticos. Quando há um aumento de 1 kg na massa corporal se tem um aumento de 9% de risco de desenvoler o diabetes (Balasubramanyam.,2002). Pessoas portadoras do diabetes tipo 2, quando se tem uma redução de 11% no peso corporal, há uma associação com a diminuição de morte por diabetes de 28% (Balasubramanyam.,2002). Quanto um indivíduo apresenta (IMC) entre 33 e 35kg/m², aumenta em 50 % o risco de obesos se tornarem diabéticos (Colditz et al). A perda de peso diminui a resistência à insulina, melhora a resposta da célula beta pancreática à glicose, e também tem associação com o aumento na liberação de insulina e a uma redução na imunorreatividade do pré insulina (Walker., 1995). Estudos demonstram que uma redução de peso de apenas 5 a 10 % apresenta uma melhora na tolerância à glicose (Xavier.,2001). O trabalho de Manson e colaboradores demonstrou  que a redução do risco de desenvolver diabetes melito não insulino-dependente em associação com a manutenção do peso corporal ideal quando comparado como peso considerado obesidade é de 50 a 75%. Outro trabalho demonstrou que cerca de 80% das pessoas com diabetes tipo 2  são pessoas que apresentam sobrepeso, ou são obesos. A disposição central da gordura está mais associada à resistência à insulina, do que uma obesidade periférica. A maneira como o acúmulo de gordura visceral, gordura intra-abdominal, leva a resistência à insulin não está elucidado mas existam hipóteses de que altas concentrações de ácidos graxos livres sejam as principais causadoras do processo. No estudo de Ashok, ele mostra que o acúmulo de ácidos graxos livres pode iniciar uma cascata metabólica, a qual inibe a enzima fosfofrutoquinase, e acumula glicose-6-fosfato dentro das células musculares, isso desregula o transporte de glicose.

        

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Descrever a relação entre o diabetes do tipo 2 e a obesidade.

Objetivos específicos:

  • Mostrar de maneira geral o que é o diabetes.
  • Descrever diabetes tipo 2 e seus exames de diagnóstico.
  • Falar sobre obesidade.
  • Relacionar obesidade e diabetes tipo 2.
  • Com base em trabalhos científicos falar sobre prevenção e tratamento do diabetes.

 

METODOLOGIA

Dado a complexidade e a importância do tema optou-se por se realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. A pesquisa bibliográfica é como procedimento de investigação. A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO

A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que apresenta uma preocupação mundial por ter se tornado um problema de saúde pública, tendo cada vez mais aumentado o número de casos (GRILLO;GORINI, 2007).  De acordo com Assunção e Ursine em um trabalho no ano de 2008,o Diabetes Mellitus pode ser resumido em uma síndrome metabólica crônica, que pode evoluir de maneira lenta e progressiva mas sendo considerada grave. A caracterização da doença é pela falta ou pela produção diminuída do hormônio insulina ou ainda a incapacidade deste hormônio em exercer de maneira eficiente sua função, levando a um quadro de hiperglicemia e glicosúria.

 Se um indivíduo não tem glicose nas células, o organismo vai obter energia de outra fonte (lipídios). A glicose é o principal sinalizador para o pâncreas liberar a insulina pelas células β das ilhotas de Langerhans (GUYTON; HALL, 1997). As células possuem receptores de insulina, a insulina se liga aos receptores e mobiliza os transportadores de glicose (GLUT), no tecido adiposo tem GLUT 4, no pâncreas tem o GLUT 2. Os GLUT vão até a superfície das células e transportam a glicose para dentro das células (COTRAN; KUMAR; COLLINS, 2000). A maior parte da glicose vai para a via glicolítica, onde a maior parte é transformada em glicogênio (estoque de glicose), em situação de jejum prolongado e diabetes, as células estão com falta de glicose, há quebra das triglicérides para obter energia (AZEVEDO; GROSS, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com