TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Genes na Obesidade e Diabetes Mellitus

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Introdução

Iremos abordar nesse trabalho a relação Genes na Obesidade e Diabetes Mellitus.

Dados da OMS demostram, que nos próximos anos o Brasil ganhara uma posição de destaque Mundial em pessoas que estarão com DM, caso não sejam tomadas medidas de prevenção e conscientização sobre fatores que possam desencadear DM. (IDF, 2011)

Outras doenças e fatores estão relacionadas a Diabetes Mellitus, entre elas doenças metabólicas relacionadas a hiperglicemia.

Alguns fatores como obesidade, estilo de vida sedentário, entre outros também podem ter ligação e desencadear DM.

Diante disso fica claro o senso de urgência da conscientização de toda uma população e intervenção dos profissionais da Saúde.

Um levantamento realizado pelo (SBD), nos mostrou não somente um problema direto ao indivíduo com DM, mas em todo uma cadeia. 

Altos custos relacionados ao tratamento da doença, problemas relacionados na esfera da Saúde e econômica do Pais. (SBD, 2011b)

Assim sendo, entendemos que o farmacêutico tem hoje, um papel de destaque no que refere-se aos cuidados farmacêuticos, seja no acompanhamento, orientação, controle e manejo através de testes.

 

  1. Diabetes Mellitus e suas Classificações.

A DM está relacionada a inúmeras doenças relacionada a hiperglicemia do indivíduo, que tem como consequência problemas relacionados na secreção da Insulina, ela é responsável por manter o controle da glicose no sangue. Através dela ocorre a comunicação com as células para que a glicose seja absorvida. (SBD, 2011b)

 Tipos de Diabetes Mellitus:

Tipo 1

Tem como característica, origem autoimune, onde ocorre a destruição das células pancreáticas, que por sua vez é responsável por produzir insulina. (SBD, 2011b).

Tipo 2

Ocorre em grande parte dos casos encontrados de DM. Tem como característica, resistência à insulina. (SBD, 2011b).

DM Gestacional

Ocorre geralmente nas 24 semanas de gestação, característica intolerância a glicose. Idade e sobrepeso, também estão entre outros fatores relacionados. (SBD, 2011b).

Pré – Diabetes ou risco aumentado DM

Tem como característica um estado intermediário, pode ter relação com algumas doenças ou indução por fármacos. (SBD, 2011b).

Outros tipos de DM

Podemos ter casos relacionados a fatores genéticos funcionais das células , indução por fármacos, Infecções, doenças do pâncreas  entre outros. (SBD, 2011b).

3 - Sintomas e Complicações:

A DM, geralmente é silenciosa e assintomático. É importante ser observado alguns possíveis sintomas, entre eles sede, fome, peso em excesso ou, perda de peso mesmo se alimentando mais do que o normal diariamente. Visão turva, feridas que demoram para cicatrizar entre outros. (SBD, 2011b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com