TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vitaminas

Seminário: As vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

Vitaminas.

As vitaminas são adquiridas através da ingestão de alimentos. Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Vitamina A:

As fontes dessa vitamina são as seguintes:fígado de aves, animais e cenoura. A vitamina A está associada ao combate radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina. A carência dessa vitaminas acarreta em problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais.

Vitamina D:

Essa vitamina é encontrada através da ingestão de oléo de peixe, fígado e gema de ovos. Ela regula o cálcio do sangue e dos ossos, sua carência provoca o raquitismo e osteoporose.

Vitamina E:

O ser humano deve ingerir verduras, azeite e vegetais para adquirir essa vitamina, atuando como agente oxidante no corpo. A falta dessa vitamina acarreta dificuldades visuais e alterações neurológicas.

Vitamina K

É encontrada em fígados, verduras de folhas verdes e no abacate. A ausência dessa vitamina no indivíduo gera deficiência na coagulação do sangue e hemorragias, pois ela atua na coagulação do sangue, previne osteoporose e ativa a osteocalcina(importante proteína dos ossos).

Vitamina B1

Essa vitamina é encontrada em cereais, carnes, verduras e levedo de cerveja, sua ausência causa beribéri. Ela atua no metabolismo energético dos acúcares.

Vitamina B2

A vitamia B2 atua no metabolismo de enzimas e proteção do sistema nervoso, sua carência acarreta inflamações na língua, anemia e seborréia. Ela é encontrada em leites, carnes e verduras.

Vitamina B5

Sua função está associada ao metabolismo de protéinas, gorduras e acúcares, sem a sua presença no corpo,o ser humano começa a possuir fadigas, caimbras musculares e insônia. A vitamia B 5 é encontrada em fígados, cogumelos, milho, abacate, ovos, leites e vegetais.

Vitamina B6

Encontrada em carnes, frutas, verduras e cereias, tendo como funções o crescimento, proteção celular, o metabolismo de gosrduras e proteínas e a produção de hormônios. Sua falta causa seborréia, anemia e distúrbios de crescimento.

Vitamina B 12

Suas principais funçõessão as formações de hemácias e a multiplicação celular. É encontrada em fígados e carnes, sua carência causa anemia perniciosa.

Vitamina C

Muito conhecida pela população, atuando no fortalecimento do sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo entestino. Encontrada em laranjas, limão, acabaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão e manga. Sua ausência causa escorbuto.

Vitamina H

Encontrada em noz, amêndoa, castanha, leite, gema de ovo e arroz integral, agindo no ser humano no metabolismo de gorduras. Sua falta gera czemas, exautão, dores musculares e dermatite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com