TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Gerais do Sistema Imune

Por:   •  19/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.599 Palavras (19 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 19

Aspectos gerais da resposta imune.

Para darmos início a disciplina de imunologia precisamos compreender o que ela estuda segundo Sousa, A.E., (2020) “ A Imunologia é a ciência que estuda o sistema imunitário (ou imunológico ou imune) na saúde e na doença “ Entendemos então que a imunologia estuda como nosso organismo,conjunto de células, tecido órgãos e molecular participam no sistema imune combate às infecções.

No contexto histórico a imunologia surgiu dentro na medicina dando uma nova visão para as curas e prevenção das doenças, ela cresceu com um conceito onde se um indivíduo sobreviver a uma doença infecciosa raramente essa pessoa não iria contrair novamente.

A palavra "imune" deriva de (L:immunis - livre de).Trata-se de uma ciência relativamente jovem com pouco mais de um século, se for considerada a figura de Louis Pasteur como o "pai da imunologia”. Porém, se pensar na imunologia celular e molecular, onde se encontram os eventos mais relevantes desta ciência, essa história começa na década de 1950 (BEUTLER, 2004).

É em 1798 que o médico britânico Edward Jenner dá o primeiro passo para a imunização, fez experimento em um menino de 8 anos, ele usou o vírus da varíola bovina para que o organismo no menino criasse os anticorpos para quando se infectar com a varíola humana ele não morresse, e com isso descobre a vacina.

Já em 1800 Robert Koch descobriu que a doença era causada por microrganismos, e 79 anos depois (1879) Louis Pasteur fez a inoculação de bactéria como forma de imunização da cólera aviária. Ele chamou a cepa de vacina. Entre os anos de 1880 até 2018 foi realizado entre tantas descobertas como por exemplo,foi demonstrada a atuação das células contra os microrganismo, foi realizada a primeira vacinação a anti-rábica, foi realizado experimento para saber sobre a imunidade do organismo, foi descoberto o fator RH e sua transfusão de sangue, se foi realizado trate de órgãos, descobriram curar a diversas doenças e foi descoberto o mecanismo que é envolvido na resposta do linfócito T(etc..)

Agora que já sabemos o que a imunologia estuda e sua breve história, vamos nos aprofundar; a resposta imune adquirida pelos linfócitos B e T, apresenta uma série de propriedades que guardam e enviam a resposta destes, dentre eles a Especificidade onde o sistema imunológico reconhece os diversos antígenos e produz uma resposta imunológica específica para cada um deles. A Memória imunológica que se dá através da exposição de uma doenças ao sistema imunológico criando a memória de como combater essa infecção e fazendo aumentar a habilidade do sistema imune em responder a esse mesmo antígeno novamente é o Reconhecimento do não próprio citado por (al., DELVES, Peter J. E. ROITT 2018)

“ Para identificar agentes microbianos potencialmente perigosos, nosso sistema imune precisa ser capaz de discriminar entre “o que é próprio não infeccioso e o que é não próprio infeccioso”, como tão bem descreveu Janeway. O reconhecimento de entidades não próprias é obtido por meio de um conjunto de receptores e proteínas de reconhecimento de padrões (coletivamente denominados moléculas de reconhecimento de padrões), que evoluíram para detectar componentes conservados (e., não propensos a mutações) dos micróbios que normalmente não são encontrados no corpo (i. ePAMP)."

O sistema imune é uma das ferramentas essenciais do nosso organismo para a sobrevivência, nos protegendo contra vírus, bactérias e parasitas que causam doenças, para que isso venha ocorrer o sistema imune desenvolveu diferentes mecanismos de defesa para reconhecer e proteger.Segundo (Andrew HH 2017) ” A função fisiológica mais importante do sistema imune é prevenir ou erradicar as infecções, este é o principal contexto no qual as respostas imunes são discutidas ao longo deste livro. A importância do sistema imune para a saúde é dramaticamente ilustrada pela observação frequente de que indivíduos com respostas imunes defeituosas são suscetíveis a infecções sérias, muitas vezes em que há risco de vida. Por outro lado, o estímulo de respostas imunes contra microrganismos por meio da vacinação é o método mais eficaz para proteger indivíduos contra infecções (...)”

Quando estamos expostos a uma infecção o nosso sistema imune e acionando para que nosso organismo tenha uma respostas imune isso ocorre quando a infecção é reconhecido pelo linfócito, desencadeia a multiplicação das células e a síntese de moléculas de reconhecimento, a produção de anticorpos pelos linfócitos.

O sistema imune elimina os patógenos por meio de dois tipos de resposta imunes à inata que fornece proteção imediata contra a invasão de microrganismos, e há adaptativa, que se desenvolve mais lentamente e fornece defesa mais especializada contra infecções.

- Resposta imune inata. Na resposta imune inata o organismo fornece proteção bairros naturais por exemplo um vírus entra no nosso organismo pela nossa mucosa, nariz, olhos ouvidos, boca etc.., nestes lugares ficam as células Langerhans que capturam o agente invasor, dando a resposta imune nos linfonodos periféricos

“Na imunidade inata, a primeira linha de defesa é fornecida por barreiras epiteliais da pele e tecidos da mucosa e por células e antibióticos naturais presentes no epitélio, os quais funcionam para bloquear a entrada dos microrganismos. Se os microrganismos violarem o epitélio e alcançarem os tecidos ou a circulação, eles são atacados pelos fagócitos, linfócitos especializados chamados de células linfóides, é várias proteínas plasmáticas, incluindo as proteínas do sistema complemento. Todos esses mecanismos da imunidade inata especificamente reconhecem e reagem contra os microrganismos. (Andrew HH 2017) “

-Resposta imune Adaptativa. Muitos vírus conseguem sobreviver a resposta imune inata devido a sua replicação e mutação mas quando isso ocorre a resposta inata induz a adaptativa agri pela liberação de citocinas e antígenos. assim a resposta adaptativa age lentamente e conforme contate os anticorpos desenvolve memória imunológica e responde rápida.

“ (...) Enquanto os mecanismos da imunidade inata reconhecem estruturas compartilhadas por classes de microrganismo, as células da imunidade adaptativa (linfócitos) expressam receptores que reconhecem especificamente uma variedade mais ampla de moléculas produzidas por microrganismos, bem como substâncias não infecciosas. Qualquer substância especificamente reconhecida pelos linfócitos ou por anticorpos é chamada de antígeno. As respostas imunes adaptativas muitas vezes usam as células e moléculas do sistema imune inato para eliminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com