TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Imune

Casos: Sistema Imune. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA IMUNE

O sistema imunológico humano (ou sistema imune, ou ainda imunitário) consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos (vírus, bactérias, fungos, entre outros).

Funções do Sistema Imune

• Defender o organismo contra invasores (patógenos) Vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e substâncias estranhas;

• Células cancerosas;

• Reconhecimento das células e tecidos do próprio organismo.

Sistema Imune é formado por: células (leucócitos), órgão e tecidos (linfoides) e moléculas (receptores de superfície ou membrana).

PRINCIPAIS TECIDOS E ÓRGÃO DO SISTEMA IMUNE

Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias e toxinas).

Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea. Denominados primários por serem os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos.

Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino (MALT), Apêndice, Amígdalas, Placas de Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios. Após serem produzidos nos órgãos linfoides primários, migram para os secundários, onde se encontram e interagem. Compreende o baço, linfonodos e tecidos linfóides associados a mucosas.

Localização do Sistema imune é ampla, pois esta em diversas regiões do corpo.

FUNÇÕES BIOLÓGICAS

Órgãos imunitários primários

Medula óssea – além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B, linfócitos matadores. É nesse órgão que ocorre o processo de amadurecimento dos linfócitos B.

Timo – o timo é responsável por produzir linfócitos T maduros.

Órgãos imunitários secundários

Linfonodos – estão presentes nos vasos linfáticos; neles a linfa é filtrada, permitindo que partículas invasoras sejam eliminadas pelos linfócitos ali presentes.

Tonsilas – possuem função semelhante aos linfonodos. Estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta.

Baço – o baço filtra o sangue para remover microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares, além de produzir linfócitos.

Adenoides – constituem de uma massa de tecidos linfoides protetores localizados no fundo da cavidade nasal. Têm como função ajudar a proteger o organismo de bactérias e vírus causadores de doenças transmitidas pelo ar.

Apêndice cecal (MALT) – é uma pequena extensão tubular localizada no ceco, primeira porção do intestino grosso. Através da atuação das bactérias presentes nessa estrutura, microrganismos invasores são combatidos.

Leucócitos - Principais Células do Sistema Imune

Leucócitos: São células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superiores às hemácias.

Sua função é proteger o organismo, de maneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos.

Os leucócitos estão presentes na circulação sanguínea, normalmente existem entre 7 a 9 mil leucócitos/mm³ (valores de referência). Em um processo infeccioso aumenta rapidamente o número de leucócitos (mitose). Após a infecção, o VR volta ao normal (morte celular fisiológica- apoptose) e a partir da apoptose criam-se as células de memória.

Em uma situação de resposta a processos infecciosos esta quantidade pode triplicar para poder atacar com eficácia os microrganismos invasores. A secreção amarelada (pus) que aparece em lesões nos tecidos, tem em sua composição uma grande massa de leucócitos juntamente a outros resíduos.

Isso acontece porque os leucócitos deixam a circulação sanguínea em direção ao tecido conjuntivo, que acompanha os capilares, atraídos por quimiotaxia até as substâncias químicas liberadas pelos microorganismos. Esse fenômeno é conhecido como diapese.

Os Leucócitos estão divididos em grupos por possuírem características diferenciais, são eles:

Granulócitos (possuem grânulos no citoplasma): Neutrófilos, Basófilo e Eosinófilos.

Agranulócitos (não possuem grânulos no citoplasma): Linfócitos e Monócitos.

Classificação dos Leucócitos no SANGUE:

Neutrófilos: Os neutrófilos são células polimorfomononucleadas, possuem grânulos no citoplasma, fagocíticas e são muito numerosos, compreendendo cerca de 90% dos granulócitos que circulam na corrente sanguínea. É a primeira célula a chegar ao local de defesa e tem vida curta. Atuam principalmente nas infecções bacterianas.

Linfócitos: Os linfócitos são responsáveis pelo reconhecimento do invasor e produção da resposta imune. São produzidos na medula óssea e timo, que são órgãos linfóides primários ou centrais e migram para o baço, linfonodo e amídalas, que são tecidos linfóides secundários. Os linfócitos B são produzidos na medula óssea e os linfócitos T são produzidos no timo. São células mononucleadas e agranulócitas. Não fazem fagocitose. Atuam principalmente nas infecções virais.

• Linfócitos B: os linfócitos B reconhecem o receptor de superfície do antígeno e transforma-se em plasmócitos, que produzem e secretam anticorpos que se ligam especificamente com o antígeno. Os linfócitos B ficam concentrados os gânglios linfáticos, prontos para uma reação.

• Linfócitos T: os linfócitos T são bastante variados e possuem um número grande de funções. Eles interagem com os linfócitos B. As células T auxiliares (TH) auxiliam os linfócitos B na produção de anticorpos, divisão e diferenciação celular. Os linfócitos T citotóxicos destroem células infectadas do hospedeiro, utilizando um receptor especifico para antígenos das células T (TCR). Os efeitos dos linfócitos T estão relacionados com a liberação de citocinas, que são emissores químicos de sinais para as células.

• Linfócitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com