TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Biologia

Por:   •  19/8/2015  •  Artigo  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Apesar do meio ambiente ser um tema transversal de grande importância, ele não é trabalhado com a atenção que merece na escola onde leciono. Existe sim o respeito ao ambiente, mas sinto a falta de um comprometimento maior. Vejo ações simples como disponibilizar lixeiras seletivas, que infelizmente acabam não tendo a devida utilidade, por falta de orientação.

Acredito que não seja difícil colocar a educação ambiental em prática, só é necessário foco e a participação de todos, sejam eles professores, gestores, funcionários, alunos e comunidade.

A Política Estadual de Educação Ambiental, lei 12.780 de 30 de novembro de 2007, instrui a ações que deveriam ser tomadas pelas instituições de ensino. A citada lei estabelece em seu artigo 15º “A Educação Ambiental no âmbito escolar deve respeitar e valorizar a história, a cultura e o ambiente para criar identidades, fortalecendo a cultura local e reduzindo preconceitos e desigualdades. ”, nos levando a buscar na comunidade o norteador na implantação da educação ambiental na escola. Sabendo como nossos alunos e suas famílias vivem, poderemos criar projetos capazes de mudar a realidade ambiental do meio em que vivem. Para isso é necessário ouvir quais são os problemas e dificuldades enfrentados no dia a dia e a partir deles buscar soluções. Após esse levantamento realizar ações que conscientizem e sensibilizem a população para termos um meio ambiente melhor.

Uma outra ação que julgo ser importante é a vivencia dos alunos com os meios naturais. Diariamente eles vivem brincando nas ruas ou dentro de casa em seus computadores, por isso seria de uma importância enorme que esses alunos pudessem conviver com o meio ambiente, fazendo estudos de campo, visitas monitoradas ou até mesmo uma visita a praça do bairro, para que assim eles tenham contato e aprendam com a natureza.

De acordo com a lei nº12.780/2007, artigo 18º, § 3º “ os professores em atividade, tanto da rede pública quanto da rede privada, devem receber complementação em sua formação de acordo com os fundamentos da Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo. ”, apesar de estar previsto na lei essa complementação não existe ou simplesmente é ignorada, pois acredito que o que falta para que a educação ambiental tenha sucesso na escola é a falta de preparação dos professores.

Por fim, penso que a forma de conseguirmos alcançar mais rápido nossos objetivos e criando um grupo de alunos formadores. Falando a mesma língua, com pessoas da mesma idade, parece ser mais fácil aumentar os resultados das ações para o ambiente.

REFERÊNCIAS:

FRANCISCO, W. C. A educação ambiental na sala de aula.

Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-educacao-ambiental-na-sala-aula.htm. Acesso em: 25 de julho de 2015.

SÃO PAULO. Lei º 12.780 de 30 de novembro de 2007. Política Estadual da Educação Ambiental.

Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2007/lei-12780-30.11.2007.html. Acesso em: 25 de julho de 2015.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com