TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fisica Preventiva

Dissertações: Atividade Fisica Preventiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Física Preventiva

Uma atividade física regular, seja lá qual for, é extremamente importante pois tem ação positiva sobre todo o corpo, fortalecendo-o, aumentando a resistência geral e mantendo ossos e músculos em boas condições.

Fortalece o coração, melhora as condições respiratórias e circulatórias (inclusive das varizes), flexibiliza as juntas e ajuda a fixar cálcio nos ossos (combatendo a artroses e a osteoporose), queima calorias e “gorduras”, inclusive sendo o principal fator capaz de aumentar o colesterol “bom” (HDL) e reduzir o colesterol “ruim” (LDL).

De um modo geral, melhora a aparência da própria pele e produz sensação de bem estar e saúde, facilitando, até mesmo, o sono.

Mas é importante estar atentos ao fato de que para que uma atividade física seja considerada um “exercício”, ela deve ser: Regular, ou seja, feita de preferência diariamente, inclusive sábados e domingos.

Sabe-se, hoje, que meia ou uma hora de exercícios diários é muito superior, para o corpo, do que uma ou duas sessões semanais longas e pesadas de esporte ou academia. Estas atividades esportivas ou de musculação podem e devem ser feitas, mas não eliminam a necessidade da regularidade nos exercícios.

Enumeram-se abaixo algumas das principais doenças comprovadamente combatidas pela prática monitorada de atividade física regular: 1-Obesidade, 2-Diabetes Melito tipo II, 3-Doença vascular periférica, 4-Acidente vascular encefálico, 5-Hipertensão arterial sistêmica, 6-Doença aterosclerótica coronariana, 7-Artrose, 8-Osteoporose, 9-Câncer de cólon, 10-Câncer de pulmão, 11-Câncer de próstata, 12-Ansiedade, 13-Depressão.

Portanto, quem ainda não ingressou em um programa supervisionado de atividade física deve procurar fazê-lo o mais breve possível.

Exercícios Físicos e Atividades Física (mitos e verdades)

Por mais que o assunto pareça ter virado clichê, sempre restam aquelas perguntas que persistem na nossa mente quando se fala em atividade física. Muitos mitos, algumas verdades, mas, um fato ninguém pode negar, ela é essencial para se alcançar qualidade de vida. Seja para a estética ou para a saúde, a prática de atividade física é fundamental.

No caso das mulheres a maior preocupação é com os indesejáveis pneuzinhos. Será que é possível eliminarmos de vez esse mal? A resposta é: sim! Porém, será necessário ter paciência. A dica é optar pelos exercícios aeróbicos, que têm baixa intensidade e longa duração. Eles aceleram o funcionamento do corpo inteiro, que, para obter energia, consome a gordura que está sobrando.

Quando o assunto são os abdominais, a dica é que eles sejam feitos paralelamente a esses exercícios aeróbicos, pois esse tipo de exercício fortalece os músculos que estão debaixo da camada de gordura, mas não a eliminam — a barriga continua do mesmo tamanho, só que mais dura.

E, apesar de muitos ignorarem a importância de uma dieta balanceada para quem leva uma vida ativa,eis aqui uma informação que pode fazer toda a diferença: O consumo de cálcio ajuda a evitar as cãibras. Esse nutriente está presente no leite e em seus derivados.

Por incrível que pareça, até a TPM (tensão pré menstrual) pode ser minimizada pela prática de exercícios físicos. Quando nos exercitamos o organismo libera a endorfina, substância responsável pela sensação de bem estar, e produz a serotonina, substância capaz de tirar ou diminuir a dor.

E um último aviso. Essa história de que tal hora é melhor do que outra para malhar é, também, um mito. Cabe a você ver qual o momento do dia em que você pode se exercitar e, se tiver um horário flexível, adaptar a atividade àquele período do dia em que você se sente mais disposto. Isso vai variar de acordo com o relógio biológico de cada um.

Obesidade e Exercícios Físicos

Atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em um determinado gasto de energia ( exemplo: subir um lance de escadas ) .O exercício físico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com