TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Portfólio Preparação Física Geral

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

EVANDRO CLARO DE MATOS – RA 1134407

EVANDRO CLARO DE MATOS – RA 1134407

Atividade de Portfólio 

Preparação Física Geral

SÃO PAULO
2016

Descrição da atividade

Com base na leitura do material didático, inclusive das leituras indicadas nos Conteúdos

Digitais Integradores, realize um breve resumo, com as suas palavras (sem copiar literalmente do material, ou de obras físicas e virtuais), sobre os Princípios Científicos do Treinamento.

Descreva os princípios indicados a seguir, utilizando no máximo 10 linhas para cada um:

1) Princípio da Individualidade Biológica.

R: Individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que se reconheça que não existem pessoas iguais entre si". Desta forma, podemos entender a afirmação de que cada pessoa é um ser único e irrepetível, possuindo cada qual sua própria estrutura e sua formação física e psíquica, o que nos leva diretamente ao entendimento de que a individualização do treinamento proporciona melhores resultados, pelo fato de que cada variável fisiológica tem comportamento individual, com mecanismos de ajustes e adaptações altamente específicos que obedecem às características e necessidades de cada indivíduo

(TUBINO, 2003, p. 93). Outro fator bastante evidente para o sucesso do treinamento é a experiência do treinador, responsável pela identificação dos pontos fortes (positivos) e fracos (negativos) de seu atleta. Detectados esses pontos, a elaboração do treinamento individualizado se tornará bem mais fácil.

2) Princípio da Adaptação.

R: Segundo Tubino (2003, p. 94), "este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do estresse”, ou seja, à quebra da homeostase. Estudos que investigam esses eventos, estresse ou rompimentos da homeostase datam seu início em 1920 com os apontamentos de Cânon e

Hussay, sendo altamente enfatizados no período entre 1950 e 1970, em que praticamente surgiu uma literatura científica básica sobre esse fenômeno. Tubino (2003), concordando com Dantas (2003), expõe e relaciona as colocações referentes à estimulação dos diferentes fatores estressores no organismo, quando este é estimulado, e imediatamente aparecem mecanismos de resposta e compensação para equilibrar e suprir um aumento de necessidades fisiológicas. Podemos claramente notar a relação existente entre a adaptação dos diferentes estímulos oferecidos pelo treinamento e o fenômeno de estresse que este gera no organismo.

3) Princípio da Sobrecarga.

R: Para Dantas (2003, p. 51), "Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase". O momento exato em que se produz a adaptação após a aplicação de uma carga de trabalho é o ponto de grande discussão quando estudamos a preparação física ou o treinamento.  Alguns estudos assinalarão que o estabelecimento da adaptação ocorrerá durante os intervalos intermediários dos treinos; já outros apontarão que a adaptação será estabelecida após o último intervalo da sessão de treino. Portanto, nos dois casos (em ambas as situações), as adaptações ocorrerão; o que será preponderante para que isto aconteça é o adequado tempo de repouso (TUBINO, 2003).

Dantas (2003, p. 51) explica que "o tempo necessário para recuperação é proporcional à intensidade do trabalho realizado". Assim, com a aplicação de uma carga muito forte, o organismo será capaz de se reestabelecer e compensá-la, quase em sua totalidade, com quatro horas de repouso, preparando-se para sofrer um novo desgaste, mais forte que o anterior.

4) Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.

R:Está diretamente ligado ao Princípio da Sobrecarga, “pois o aumento das cargas de trabalho é uma imposição para obter uma melhora da performance” (DANTAS, 2003, p. 53). Esta melhoria poderá ocorrer pelo aumento do volume ou pela ampliação da intensidade. Kashlakov (1970 apud TUBINO, 2003), observando especificamente a melhoria da performance em atletas meio fundistas, constatou que o aumento do desempenho desses atletas era devido a quantidades de trabalho maiores e também a um aumento substancial na intensidade dos estímulos de treinamento. Dantas (2003) lembra que, se o organismo é submetido a uma intensidade alta de treinamento, este somente será capaz de suportá-la por um curto espaço de tempo. Por outro lado, quando há necessidade de um esforço que dure um tempo mais longo, a carga deverá ser necessariamente moderada, conforme demonstra a Figura 14 a seguir. Quando uma variável inversamente proporcional é aumentada, outra variável será diminuída.

5) Princípio da Continuidade.

R: A continuidade do treinamento é primordial para que a condição física desejada seja alcançada. Desta forma, o Princípio Científico da Continuidade apresenta uma relação direta com a aplicação de cargas progressivas e suas subsequentes adaptações assimiladas pelo organismo. O Princípio da Continuidade está diretamente relacionado ao Princípio da Adaptação, que se baseia “na aplicação de cargas crescentes que vão sendo progressivamente assimiladas pelo organismo” conforme verificamos na esquematização de Dantas (2003, p. 56), Pode-se conseguir bons resultados em uma preparação  uma boa condição atlética com o treinamento continuo, interrupto e progressivo, mas somente após algum anos de prática. As preparações anteriores, ou seja, os treinamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (894.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com