TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Resumo do texto “Uma visão geral do positivismo

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  2.181 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC-GO)

MESTRADO EM DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Atividade: Resumo do texto “Uma visão geral do positivismo”

Mestrando: JOÃO CORRÊA DE AZEVEDO NETO

Professor: Dr. GIL CÉSAR COSTA DE PAULA

GOIÂNIA

MARÇO/2010

                O autor trabalha a idéia do positivismo de uma maneira geral, sem se ater a muitos detalhes, objetivando, com isso, uma visão global e ampla de todo o sistema dele decorrente, adentrando, inclusive, no seu campo de adoção no Brasil.

                Neste contexto, inicia com uma breve introdução, na qual aponta sua origem em Augusto Comte, precursor direto do surgimento da sociologia, apesar de a primeira idéia tecnicamente dele oriunda decorrer dos ideais de Henri Saint-Simon, quando de seu acervo visando designar o método exato das ciências e sua extensão para a filosofia.

                Aponta como característica marcante do tema central a romantização da ciência, valor adotado como aquilo que convencionou chamar de “guia supremo da vida individual e social do homem”, tornando-se verdadeiramente o único conhecimento, a única moral e a única religião possível, expressando, pois, o otimismo surgido com a revolução industrial.

                Tece considerações a respeito de suas duas possíveis formas históricas, quais sejam, o social de Saint-Simon, Augusto Comte e Jonh Stuart Mill, que aduz haver nascido precisamente da necessidade de construir a ciência como fundamento e base de uma nova ordem social e religiosa, e o evolucionista de Herbert Spencer, que alarga a todo o planeta o conceito de progresso, visando, pois, sua imposição a todos os ramos da ciência.

                Verbera, neste vértice, estar presente e vivo o positivismo em todas as relações de poder, o que o leva a apontá-lo em algumas perspectivas diferentes para, só então, atribuir uma visão geral de todos os seus termos, assim o fazendo primeiramente nos ideais de Comte em sua proposta metodológica, pela qual se conclui que todo conhecimento válido deve ser demonstrado, que as causas finais são impossíveis de serem conhecidas e que somente se teoriza sobre fatos verificáveis empiricamente.

                Ainda nesta seara, aponta o norte básico da explicação do desenvolvimento do Estado com base na denominada “Lei dos três Estados”, da qual decorre o teleológico-metafísico, o metafísico-abstrato e o positivismo-científico.

                O primeiro vem dividido em três fases distintas: Fetichismo (atribuição da alma a seres inanimados), Politeísmo (existência de vários deuses) e Monoteísmo (crença em uma única divindade).

                O segundo reside na existência de um criador da história, não necessariamente um Deus, ao passo que o terceiro, por sua vez, se relaciona à explicação dos fenômenos às leis de experiência, constituindo a sociologia a verdadeira forma científica de demonstração de toda a realidade social.

                Verbera, então, que nas lições de Augusto Comte, sociedade é algo equiparado verdadeiramente a um organismo biológico, onde há heterogeneidade em suas partes constitutivas e solidariedade no funcionamento com conservação do conjunto, influência clara da Teoria de Charles Darwin de explicação do surgimento do homem.

                Em suma, aponta que da mesma forma que o desenvolvimento humano, a sociedade está a evoluir de forma gradativa, iniciando-se com estaticamente, para só então se chegar ao progresso, este sim instrumento da dinâmica social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com