TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física No Tratamento De Doenças Cronicas

Casos: Atividade física No Tratamento De Doenças Cronicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Amanda Czelusniak

Qualidade de vida

Resumo

Este documento apresenta formas de prevenção e controle de doenças crônicas através de atividades fisicas, bem como suas causas, incidência e tratamento. Doenças crônicas abrangem várias categorias e atingem um grande número de pessoas. Através de um estilo de vida adequado, esta incidência pode diminuir e, assim, aumentando a expectativa de vida da população.

Palavras-chave: Doenças crônicas. Atividade física. Estilo de vida.

Introdução

Nos tempos de hoje, os hábitos de vida da população mudaram. Muitas pessoas levam uma vida mais corrida, e o trabalho ocupa boa parte de seu tempo. Isso faz com que as pessoas se tornem mais sedentárias. A falta de atividade física diária pode trazer inúmeras doenças, inclusive doenças crônicas, que são muito comuns.

Doenças crônicas atingem grande parte da população e podem ser prevenidas com simples mudanças no estilo de vida do indivíduo e, principalmente, a inclusão de atividades físicas no dia a dia.

As doenças mais comuns são hipertensão, diabetes, obesidade, artrite e osteoporose. Pessoas afetadas ainda têm receio de praticar atividades físicas, devido às condições da doença. Desde que acompanhadas de um profissional, tais doenças podem ser tratadas e controladas apenas com exercícios, proporcionando, além disso, a auto-confiança, bem estar, diminiução do estresse e maior expectativa de vida.

1. O que são doenças crônicas

Doenças crônicas são aquelas geralmente de desenvolvimento lento, de longa duração e, por isso, levam um tempo mais longo para serem curadas ou, em alguns casos, não têm cura. A maioria dessas doenças atinge todas as pessoas, principalmente idosos, estando relacionada ao avanço da idade e ao estilo de vida característico das sociedades contemporâneas, como hábitos alimentares, fatores hereditários, consumo de substâncias tóxicas, sedentarismo e estresse. Porém, pessoas com estas doenças podem levar uma vida normal e até mesmo estender seu tempo de vida se tiverem boa instrução e apoio. Um novo estilo de vida que inclua atividades físicas traz consigo inúmeros benefícios para saúde.

Nesta categoria, cabem doenças do coração, hipertensão, derrame, câncer, doenças respiratórias, diabetes, deterioração visual e auditiva, doenças orais, artrite, osteoporose, etc., tendo grande efeito adverso na qualidade de vida dos indivíduos afetados e causando a morte prematura.

2. Atividade física no tratamento e prevenção de doenças

Poucas pessoas sabem que cardiologistas definem que os exercícios devem ser receitados como qualquer outro remédio. As atividades físicas e a melhora dos pacientes não estão relacionadas apenas quando se fala em problemas cardíacos. Médicos afirmam que mexer o corpo com orientação profissional beneficia qualquer pessoa que sofra de doenças crônicas, como doenças pulmonares, oncológicas, diabete e hipertensão.

A prescrição da atividade física segue a mesma lógica da de medicamentos. A dose do treinamento é específica para cada problema, ou seja, deve-se respeitar os limites do corpo.

Frequência cardíaca máxima é aquela que o paciente consegue atingir rapidamente, mas com a qual não deve permanecer por muito tempo. O cálculo é feito com base em uma constante, 220, menos a idade do paciente. Para a pessoa que faz um exercício curativo, a frequência cardíaca deve ficar entre 60% e 70% desse número. Essa conta não vale apenas para quem teve problemas cardíacos, mas para qualquer pessoa que esteja retomando as atividades físicas. Por isso, a avaliação médica é essencial, assim como o acompanhamento multiprofissional.

Outra variável da dose de atividade é o tempo de internação, mas todos passam pelas mesmas etapas sendo intercaladas entre exercícios aeróbicos e musculação.

Para começar os exercícios, o problema apresentado também é levado em consideração. No caso da cirurgia cardíaca, os exercícios aeróbicos são indicados para o começo da reabilitação, passando para a musculação depois da cicatrização do esterno (osso que une as costelas na região do peito e que é cortado durante a cirurgia cardíaca). Já no caso de enfarte, as atividades variam conforme a extensão do ataque. Em alguns casos, o enfartado pode buscar um centro de reabilitação logo após a alta.

O tempo do tratamento por meio de exercício não é programado, já que deve acompanhar a pessoa pela vida toda. A atividade física é benéfica e necessária para todos, não apenas os cardíacos, já que é uma forma de prevenir as doenças vasculares. Para quem já as tem, é uma forma de controlar.

3. Benefícios da atividade física

• Controle de peso corporal;

• Diminuição da pressão arterial;

• Melhora a resistência à insulina;

• Melhora a força muscular;

• Melhora a densidade óssea;

• Melhora a resistência física;

• Melhora o perfil de lipídeos;

• Melhora a mobilidade muscular;

• Diminuição do estresse.

4. Exemplos de doenças crõnicas

4.1. Hipertensão arterial e Doenças cardiovasculares

A Hipertensão é uma condição na qual a tensão arterial encontra-se cronicamente elevada, acima dos níveis considerados desejáveis ou saudáveis para a idade e a superfície corporal do indivíduo.

As Doenças Cardiovasculares são as doenças que alteram o funcionamento do sistema circulatório. Os fatores de riscos são condições ou hábitos que agridem o coração ou as artérias.

Não há uma causa única para as Doenças Cardiovasculares. Mas sabe-se que existem fatores que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. São os denominados fatores de risco cardiovascular. Entre estes, os principais são: hipertensão arterial, dislipidemia, (colesterol alto) tabagismo, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade hereditariedade e estresse.

Para tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com