TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da atividade física no tratamento de Alzheimer

Artigo: A importância da atividade física no tratamento de Alzheimer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da atividade física no tratamento de Alzheimer

A Doença de Alzheimer ou erradamente conhecida com esclerose ou caduquice, é uma doença incurável, causada pela morte das células cerebrais e se apresenta como demência ou perda de memória, orientação, atenção e linguagem e que geralmente tem como vítima as pessoas idosas.

Após diversas pesquisas, descobriu-se a relação entre a prática de atividade física e um menor risco de Alzheimer ou então sintomas menos severos da doença. De acordo com a pesquisa, um hormônio produzido em quantidades saudáveis durante o exercício moderado, como ao longo de uma caminhada rápida, por exemplo, tem um efeito protetor sobre as células nervosas e pode proteger a memória de um paciente com Alzheimer.

A realização de atividade física potencializa a expressão de genes envolvidos no aumento da sobrevivência dos neurônios, na facilitação do aprendizado e na ativação dos mecanismos de armazenamento e formação de memórias, melhorando sensivelmente as funções cognitivas como: raciocínio, coordenação motora, percepção e memória, além de diminuir os índices de depressão e ansiedade, melhoraram também o humor e a afetividade.

A atividade física traz menor dependência para realização de atividades diárias, melhora os sintomas de depressão e aspectos da função cognitiva, consequentemente melhora a capacidade de trabalho, diminuindo a incapacidade e a necessidade de cuidados de longa duração e estimula o paciente, trazendo benefícios no sentido de: facilitar a redescoberta do esquema corporal; preservar as capacidades funcionais remanescentes durante o máximo de tempo possível; melhorar o aspecto moral e a confiança; restituir a auto-estima e consequentemente, ajudar a manter certa qualidade de vida.

Além de constituir um excelente instrumento de saúde, induzindo várias adaptações fisiológicas e psicológicas, tais como:

-maiores benefícios circulatórios periféricos

-aumento da massa muscular e redução do peso corporal

-melhor controle da glicemia e do perfil lipídico

-melhor controle da pressão arterial de repouso

-melhora da função pulmonar

-melhora do equilíbrio e da marcha

-melhora da auto-estima e da autoconfiança

-significativa melhora da qualidade de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com