TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias Patogênicas

Por:   •  10/5/2018  •  Dissertação  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

Bactérias Patogênicas

As bactérias são organismos unicelulares e procariontes, elas existem a bilhões de anos, estão presentes em todos os lugares, no solo, na água, no ar e até mesmo dentro do nosso organismo. Nem todas as bactérias são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida e que vivem em nossos organismos, como as saprófitas, que são bactérias presentes naturalmente no organismo e que vivem em harmonia com o ser humano. Porém há bactérias que são prejudiciais à saúde humana, como é o caso das bactérias patogênicas.

As bactérias patogênicas são bactérias que causam doenças infecciosas em humanos. Elas se opõem às saprófitas, as bactérias patogênicas penetram e atacam o organismo, causando problemas a saúde, durante seu processo de desenvolvimento e multiplicação. Elas podem ser naturalmente eliminadas pelas células de defesa, que as reconhecem como estranhas. Caso isso não ocorra o tratamento acontece através de antibióticos, que devem ser usados de forma correta e sobre prescrição médica, o mal-uso de antibióticos pode deixar a bactéria amis resistente, agravando o quadro clínico do infectado.

Dentre as doenças causadas por bactérias patogênicas podemos citar:

  • Tuberculose: A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. A tuberculose ocorre principalmente nos pulmões, pois se reproduz e desenvolve rapidamente em áreas do corpo com muito oxigênio, porém pode afetar outros órgãos como rins, genitálias, intestino delgado, ossos, etc. A forma de contagio da tuberculose pulmonar ocorre através do sistema respiratório, por contato direto (gotículas de escarro) ou pela poeira contaminada. Dentre os sintomas podemos citar tosse crônica, febre, dor no tórax, suor noturno, etc. A principal prevenção é a vacina BCG, aplicada na criança nos primeiros 30 dias de vida, que é capaz de proteger a forma mais grave da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
  • Cólera: A cólera é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada vibrião colérico ou Víbrio cholerae, ela é considerada uma doença perigosa, pois causa uma infecção intestinal grave, podendo levar a morte devido a desidratação. O vibrião aloja-se nas paredes do intestino delgado, onde libera toxinas que penetram nas células do intestino, causando diarreia intensa. A transmissão ocorre por contato direto, pela água e alimentos contaminados, os sintomas estão a diarreia, dores de cabeça, câimbras musculares, dores abdominais, vômitos e desidratação. A prevenção é manter medidas de higiene como lavar as mãos, lavar bem os alimentos, etc. O tratamento acontece através de antibióticos e é necessário um diagnóstico médico.
  • Tétano:  É uma doença infecciosa grave causada pela toxina de uma bactéria chamada Clostridium tetetani, que entra no organismo por lesões de pele, como cortes, arranhaduras e mordidas de animais. Não é uma doença contagiosa. Ao penetrar pelo ferimento, a bactéria cai na corrente sanguínea, atingindo os órgãos do sistema nervoso, provocando contrações violentas e dolorosas, rigidez na nuca e cansaço extremo. Se não for tratado, pode levar à morte. A prevenção é feita por vacina tríplice em três doses e o soro antitetânico aplicado em indivíduos que não foram vacinados e sofreram ferimentos profundos.
  • Leptospirose: É causada pela bactéria leptospira, e é transmitida pela urina do rato. É comum depois das enchentes porque a urina contaminada mistura-se à água. As pessoas que têm algum ferimento na pele e entram em contato com essa água se contaminam, pois, a bactéria é transmitida pelas mucosas. A leptospirose afeta todos os órgãos, produzindo hemorragias e comprometendo principalmente o fígado e os rins. É uma doença grave e mortal e os doentes sobrevivem quando são tratados rapidamente. Pode ser evitada combatendo os ratos e tomando cuidado com a água das enchentes.
  • Hanseníase: A hanseníase ou lepra é uma doença contagiosa que atingi a pele e os nervos, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A Hanseníase pode ser transmitida por contato físico, mas é normalmente propagada pelas vias aéreas, após contato frequente com a pessoa doente. Há 3 tipos dessa doença; “Virshumiana” é a única contagiosa (50% dos casos), “Tuberculóide” não é transmissível, “Inicial” não é contagiosa. Sintomas da hanseníase são nódulos no corpo ou manchas claras ou avermelhadas na pele, dores nos nervos e perda da sensibilidade as temperaturas. A hanseníase é uma doença curável, desde que seja descoberta no início, por isso é importante procurar o médico diante da menor suspeita.
  • Meningite Bacteriana: A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula. Há 3 bactérias que causam essa doença, são elas Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. Os sintomas são: febre alta, dores de cabeça, rigidez na nuca, etc. Essas bactérias penetram no organismo através do nariz e da boca. A prevenção é feita por meio de vacina e o tratamento exige o emprego de antibióticos em hospitais e isolamento do paciente.
  • Gonorréia: A gonorréia é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa corrimento pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher, outros sintomas são pruridos na uretra, ardência ao urinar, febre etc. A transmissão acontece por relações sexuais sem o uso de preservativos. O tratamento é feito por antibióticos sobre prescrição médica
  • Sífilis:  Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que causa uma úlcera indolor na região genital. A sífilis pode ser transmitida por relações sexuais sem o uso de preservativos, por doação de sangue contaminado e pelo parto (da mãe para o bebê). 
  • Clamídia:  A clamídia é uma doença infecciosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A clamídia pode ser transmitida por relações sexuais sem o uso de preservativos, por doação de sangue contaminado e pelo parto (da mãe para o bebê). Ela pode ser assintomática ou gerar sintomas, como; pequeno corrimento vaginal amarelo e espesso, dor abdominal, queimação ao urinar, dor durante o contato íntimo e perda de sangue entre os períodos menstruais nas mulheres; e ardor ao urinar e inchaço dos testículos nos homens. O tratamento é feito com o uso de antibióticos.

ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

TRABALHO DE BIOLOGIA

FERRAZ DE VASCONCELOS, 2018

ETEC DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Doenças Patogênicas e as bactérias causadoras

Nome: Vinícius kevin C. Rodrigues

Serie: 2ª A

Professor: Reginaldo

FERRAZ DE VASCONCELOS, 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com