TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baço

Artigo: Baço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  302 Visualizações

O baço tem uma função praticamente de reservatória de sangue; então em uma situação de choque, o baço se contrai liberando mais sangue na circulação.

Esse órgão é o maior dos órgãos linfáticos (tem uma função imunológica, produzindo linfócitos B e T) e faz parte do sistema retículo-endotelial, participando dos processos de hematopoiese (produção de células sanguíneas, principalmente em crianças) e hemocaterese (renovação de células vermelhas, as hemácias). As hemácias têm vida média de 120 dias. Após esse período, o baço faz a destruição dessas hemácias. O resíduo da destruição dessas hemácias como ferro, hemoglobina, é captado pelos macrófagos para a produção de novas hemácias.

No baço existe uma polpa branca e uma polpa vermelha. Em condições patológicas, o baço estende-se até a flexura esquerda do intestino grosso (esplenomegalia). Normalmente, ele não é palpável, a não ser quando se tem esplenomegalia.

Os linfócitos são produzidos e amadurecem na polpa branca. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejado (por exemplo, bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.

A polpa vermelha controla os eritrócitos, determinam quais são anormais ou velhos demais ou lesados e não funcionam adequadamente, e os destrói. Consequentemente, a polpa vermelha é algumas vezes denominada cemitério de eritrócitos. A polpa vermelha também serve como depósito de elementos do sangue, especialmente de leucócitos e plaquetas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com