TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bicho Estranho

Artigos Científicos: Bicho Estranho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  4.339 Palavras (18 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 18

Ornitorrinco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómicaOrnitorrinco

Ocorrência: Pleistoceno - Recente

Ornithorhynchus.jpg

Estado de conservação

Status iucn3.1 LC pt.svg

Pouco preocupante (IUCN 3.1) 1

Classificação científica

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Subclasse: Prototheria

Ordem: Monotremata

Família: Ornithorhynchidae

Género: Ornithorhynchus

Blumenbach, 1800

Espécie: O. anatinus

Nome binomial

Ornithorhynchus anatinus

(Shaw, 1799)

Distribuição geográfica

Distribuição atual em vermelho, área em amarelo corresponde a introdução.

Distribuição atual em vermelho, área em amarelo corresponde a introdução.

Sinónimos

Sinonímia do gênero2 3[Expandir]

Sinonímia da espécie2 3[Expandir]

O ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus. Juntamente com as equidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica, ou seja, não tem subespécies ou variedades reconhecidas.

O ornitorrinco possui hábito crepuscular e/ou noturno. Preferencialmente carnívoro, sua dieta baseia-se em crustáceos de água doce, insetos e vermes. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não têm dentes. A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Os machos têm esporões venenosos nas patas, que são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores. Possui uma cauda similar a de um castor.

As características atípicas do ornitorrinco fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para a Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como um embuste. Hoje, ele é um ícone nacional da Austrália, aparecendo como mascote em competições e eventos e em uma das faces da moeda de vinte centavos do dólar australiano. É uma espécie pouco ameaçada de extinção. Em 2008 pesquisadores começaram a sequenciar o genoma do ornitorrinco e descobriram vários genes compartilhados tanto com os répteis como com as aves, mas cerca de 82% dos seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferos já sequenciadas, como o cão, a ratazana e o homem.

Índice [esconder]

1 Nomenclatura e taxonomia

2 Distribuição geográfica e habitat

3 Características

3.1 Órgãos sensoriais

4 Comportamento e ecologia

5 Dieta e hábitos alimentares

6 Reprodução

7 Genética

8 Conservação

8.1 Cativeiro

9 Aspectos culturais

10 Ver também

11 Referências

12 Ligações externas

Nomenclatura e taxonomia[editar | editar código-fonte]

Ornitorrinco taxidermizado no Museu de História Natural de Londres.

A espécie foi descrita pelo zoólogo George Shaw em 1799 como Platypus anatinus.4 O animal tinha sido descoberto pelos colonizadores europeus na Austrália em 1798 e uma gravura e uma pelagem tinham sido enviadas de volta ao Reino Unido pelo Capitão John Hunter, o segundo governador de Nova Gales do Sul.5 Os cientistas britânicos primeiramente estavam convencidos que se tratava de uma fraude.6 Shaw dizia que era impossível não se ter dúvidas quanto à sua verdadeira natureza, e outro zoólogo, Robert Knox, acreditava que ele podia ter sido produzido por algum taxidermista asiático.7 Pensou-se que alguém tinha costurado um bico de pato sobre o corpo de um animal semelhante a um castor. Shaw até mesmo tomou uma tesoura para verificar se havia pontos na pele seca.6

Independentemente, em 1800, a partir de uma amostra dada a ele por Sir Joseph Banks, Johann Friedrich Blumenbach descreveu a espécie como Ornithorhynchus paradoxus.8 9 O gênero Platypus descrito por Shaw já se encontrava pré-ocupado pelo Platypus descrito por Johann Friedrich Wilhelm Herbst em 1793 para um besouro coleóptero.10 Em 1800, Christian Rudolph Wilhelm Wiedemann cunhou um novo nome genérico para ornitorrinco, Dermipus,11 entretanto, Blumenbach já havia descrito o Ornithorhynchus. A espécie então foi recombinada para Ornithorhynchus anatinus.10

Relação filogenética do Ornithorhynchus anatinus

Monotremata

Ornithorhynchus anatinus

Tachyglossidae (Tachylossus e Zaglossus)

Theria

Marsupialia

Placentalia

Estudos moleculares confirmam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com