TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bicho Preguiça

Casos: Bicho Preguiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 9

BICHO PREGUIÇA

Bradypodidae Megalonychidae

Fernades ,Sabrina Isabela; Rodrigues ,Daniela; Carlla, Janaina ; Borck ,Jackeline stephany ;Andrade , Híngride.

A preguiça dedos com garras longas pelas de pendura nos galhos das árvores .Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos.

O Bicho Preguiça possui hábitos noturnos , dorme durante o dia nas árvores , pendurado nas copas das árvore. Eles descem das árvore apenas quando são `` obrigados ´´.

São quase capazes de se movimentarem no chão , porém são ótimos nadadores.

São seres inofencivos e possuem poucos inimigos. Eles são capazes de girar a cabeça de tal jeito que a face pode ficar na costa.

O bicho preguiça se orienta principalmente pelo olfato, devido ao fato de possuir a visão e a audição serem muito fracas. Sua pelagem é muito espessa e resistente cobertas de algas que fazem com que a preguiça se torne quase imperceptível no meio das folhas.

A alimentação do bicho-preguiça baseia-se no consumo de folhas , frutos e brotos de algumas árvores. Urinam e defecam uma vez por semana, sempre no chão próximo a base da sua árvore. Nunca bebem água , a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do própio alimento , durante o processo de digestão.

Classificação

As preguiças modernas se dividem em dois gêneros:

Bradypus, as preguiças-de-três-dedos e Choeloepus, as preguiças-de-dois-dedos. O número de dedos varia somente nas patas anteriores. Ambos os gêneros apresentam nas patas traseiras três artelhos. Apesar de terem modos de vida e aparências semelhantes, as preguiças não são parentes próximos. As do gênero Bradypus se aproximam mais dos membros da família Megaterídeos, enquanto os choloepus pertencem aos Megaloniquideos.

Espécies

Família Bradypodidae: três dedosBradypus variegatus

Bradypus tridactylus o Bradypus torquatus

Família Megalonychidae: dois dedosCholoepus hoffmanni

Choloepus didactylus

Inclui também algumas espécies extintas de preguiça-gigante.

Distribuição geográfica

As preguiças vivem apenas nas matas do continente americano e estão divididas em seis espécies diferentes, que podem ter dois ou três-dedos nas patas anteriores.

Apesar de ocuparem o mesmo nicho ecológico, dificilmente se verifica a presença dos dois gêneros em uma mesma área.

No Brasil, existem as seguintes espécies de três-dedos:

Preguiça-comum

Preguiça-de-bentinho

Preguiça-de-coleira

Em 2001 foi descoberta uma nova espécie no Panamá, a preguiça-anã (B. pygmaeus)

A preguiça-de-dois-dedos (Choloepus didactylus) é encontrada da América Central até São Paulo, no Brasil.

A preguiça-real (Choloepus hoffmanni) vive nas florestas tropicais, desde a Nicarágua até o Brasil Central.

São animais de porte médio (cerca de 3,5 a 6 kg quando adultas), de coloração geral cinza, tracejada de branco ou marrom-ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. A pelagem pode parecer esverdeada graças à algas que se desenvolvem na sua pelagem servem de alimento para as lagartas de determinadas espécies de mariposa, que vivem associadas aos bichos-preguiça.

O pêlo cresce em sentido diferente dos demais mamíferos, isto é cresce do ventre em direção ao dorso. Essa adaptação se dá ao fato da preguiça passar quase o tempo todo de cabeça para baixo e isto ajuda a água da chuva correr sobre o corpo do animal.

Possuem membros compridos, corpo curto, cauda curta e grossa, adaptados para o seu modo de vida (sempre pendurados em galhos da copa de árvores altas).

Possuem 8 a 9 vértebras cervicais, o que lhes possibilita girar a cabeça 270° sem mover o corpo. Seus movimentos são sempre muito lentos e costumam dormir cerca de 14 horas por dia; por isso ganharam o nome.

A sua temperatura corporal é sempre muito próxima da do ambiente, sendo por isso considerado animais homeotérmicos imperfeitos.

Dieta

As preguiças alimentam-se de folhas novas de um número restrito de árvores, dentre as quais se conhece a embaúba, a ingazeira, a figueira, a tararanga. O estômago dos bichos-preguiça é um tanto semelhante ao dos animais ruminantes, pois é dividido em quatro compartimentos e contém uma rica flora bacteriana, que permite a digestão inclusive de folhas com alto teor de compostos naturais tóxicos.

Os dentes das preguiças não têm esmalte, por isso só se alimentam de brotos e folhas. Estão sempre crescendo devido ao contínuo desgaste. Por não ter incisivos, a preguiça parte as folhas usando seus lábios duros.

Podem também se nutrir lambendo as algas que crescem em seus pêlos.

As preguiças nunca bebem água, pois a quantidade deste líquido que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, através das paredes intestinais, durante o processo de digestão.

Reprodução

A gestação da preguiça dura quase onze meses. O recém-nascido mede 20a25 cm e pesa cerca de 260 a 320 g. As fêmeas dos bichos-preguiça carregam o filhote nas

costas e ventre durante aproximadamente os nove primeiros meses de vida.

Durante esse período, a mãe protege o filhote, enquanto ele se prepara para sobreviver sozinho no ambiente da mata.

A expectativa de vida para uma preguiça varia de 30 a 40 anos.

Hábitos

Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa e densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com