TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Artigos Científicos: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

É importante observar os fundamentos biológicos, demonstrando a estrutura celular e como o processo advindo destas questões influi na prática de exercício físico e de atividade física.

Para este trabalho a atividade física escolhida foi a natação, destacando esta devido a sua natureza peculiar, sendo uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo humano.

Para elucidação deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre a célula, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos. Para em seguida fazer uma análise da constituição estrutural e molecular das células, observando a importância do metabolismo celular e a função dos tecidos na natação.

Observando como é importante a prática de atividade física, e, sobretudo a natação, no caso de fomentar o metabolismo celular e trazer benefícios a saúde.

2. A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

2.1 A CÉLULA: CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS

Primeiramente vale ser ressaltado aestrutura da célula, que é constituída de 3(três) elementos basilares: a membrana plasmática, citoplasma e o núcleo.

As células estão ligadas diretamente também com diversas funções do corpo humano, entre elas podem ser citadas a nutrição, reprodução e processos intrinsecamente ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano, e a atividade celular é imprescindível para gerir diversos sistemas do corpo humano, principalmente o sistema imunológico. E a atividade física é primordial neste sentido, pois esta acaba por fortalecer as atividades celulares e fazer uma relação orgânica entre o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico que auxiliam o corpo humano a ter vida e saúde.

Na célula existem moléculas como água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos, sendo que estes são formadas por átomos de hidrogênio (H), carbono (C), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Notando que a célula é uma verdadeira máquina, e que cada parte que a compõe é responsável por cumprir funções essenciais para a sobrevivência humana. A membrana plasmática é fundamental para a proteção e manutenção da célula, pois deve ser salientado que a permeabilidade das membranas decide quais substâncias entram e saem da célula, e estas substâncias são basilares para a manutenção dos processos vitais das células ou para a síntese de moléculas. Onde a carioteca protege o material genético (DNA) (JUNQUEIRA, et al, 2004).

A proteína por sua vez é importante nos processos metabólicos celulares, e a sua síntese é responsável pela sua distribuição celular. A respiração celular é feita pelo mitocôndrio e esta se perfaz na produção de energia, utilizada na realização das atividades vitais da célula. A mitose, tem importância impar na manutenção dos tecidos, atuando no crescimento, renovação e regeneração destes (SOBOTTA, 1995).

Sendo assim é importante destacar que este tema merece atenção particular devido ao fato de que as células tem uma função primordial no corpo humano, pois são as partículas, que tem a função de se adequar as necessidades do corpo e podendo se transformar em células que compõem os tecidos.

Existem tipos de células, como as células-tronco (CT) que estão no centro de estudos na área de saúde devido ao alto grau de melhora que estas células podem trazer para diversas doenças, mas é importante salientar que embora estejam no ápice das tecnologias deste setor, prometendo fazer verdadeiros milagres na medicina, ainda é muito discutível a sua aplicação (SOBOTTA, 1995). O estudo das células tronco, embora existam muitas pessoas que veem com receios, é incentivado devido ao fato de que estas são importantes na luta contra problemas ocasionados no ser humano, e até problemas de cunho genético que antes não havia possibilidade alguma de tratamento. Um exemplo de doença que o tratamento de células tronco é viável é no trato de moléstias infectocontagiosas, doenças degenerativas e até no trato de problemas relacionados ao envelhecimento (TAKAHASHI, 2007).

É válido salientar que o estudo da atividade celular com a atividade física não visa apenas proteger o corpo humano de doenças, mas pretende agir na prevenção, buscando a melhor maneira de controlar determinadas patologias e servindo como forma de aumentar a expectativa de vida das pessoas, trazendo maior qualidade de vida (QV) que é uma noção eminentemente humana e abrange muitos significados que refletem o grau de satisfação presente na vida da pessoa.

Bowling e Brazier (1995) classificam o conceito qualidade de vida como um termo utilizado em duas vertentes: a primeira envolve a linguagem cotidiana, por pessoas da população em geral, políticos, jornalistas, gestores ligados às políticas públicas e profissionais de diversas áreas. Enquanto o segundo aborda o contexto da pesquisa científica, em diferentes áreas do saber, como educação, fisioterapia, sociologia, educação física, medicina, enfermagem, psicologia, e demais especialidades da saúde (PIERON, 2008).

Voltando a tratar da participação das células, observa-se a importância destas na composição dos tecidos, destacando que existem tipos de células como as células-tronco que são células importantes, como qualquer outra célula do corpo humano, mas que se diferenciam das demais devido a sua capacidade de replicação, que elas fazem per si só, ou seja, sozinhas, elas conseguem se multiplicar ou até mesmo se tornarem em outro tipo de célula, podendo se tornar uma célula clonada, ou seja, idêntica a ela própria, ou mesmo ela tem a capacidade de se diferenciar em vários tecidos (CASABONA, 2004).

2.2 A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR

O metabolismo celular é compreendido pelo conjunto de transformações químicas que ocorrem nas células. Tais transformações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e que auxiliam no crescimento e reprodução das células, nota-se que neste processo enzimas são catalizados e regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células (SOBOTTA, 1995).

O metabolismo é normalmente dividido em: anabolismo e catabolismo.

O anabolismo compreende as reações anabólicas, onde há produção de nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizando a partir de moléculas simples, outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com