TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Monografias: Biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 6

1) Vapor d´água (H2O), dióxido de carbono (CO2), azoto (N2), amoníaco (NH3) e metano (CH4).

2) Há mais ou menos quatro bilhões de anos, a superfície de nosso Planeta estaria, em sua maior parte, coberta por uma enorme massa de água, disposta em imensos “oceanos” e também “lagoas”. Toda essa massa líquida recebeu o nome de “caldo primordial”, sendo rica em moléculas inorgânicas e contendo em solução todos os gases presentes na atmosfera.

3) Sob a ação do calor e da radiação ultravioleta emitida pelo Sol e de descargas elétricas originadas pelas frequentes tempestades que ocorriam neste período, estas moléculas existentes no caldo primordial combinaram-se entre si quimicamente, constituindo o que seriam os primeiros compostos que apresentaram carbono em sua composição. Outras substâncias de natureza mais complexa, como por exemplo, as proteínas e os ácidos nucleicos, teriam aparecido em um momento posterior espontaneamente ao acaso, já que nas condições atuais de nosso Planeta, só seriam capazes de se formar naturalmente devido à ação de células.

4) A enorme extensão do Planeta, com uma ampla variedade de ambientes heterogêneos, onde provavelmente surgiram moléculas que permaneceram próximas umas às outras e, provavelmente, distintas estruturalmente em relação às existentes em outros locais, o longo período em que ocorreu a síntese prebiótica no caldo primordial, estimado em mais de dois bilhões de anos, o fato de não existir oxigênio na atmosfera, o que fez com que as moléculas recém-formadas não fossem imediatamente destruídas pela oxidação

5) as moléculas de RNA simples estruturalmente são capazes de originar moléculas mais complexas, sem qualquer auxílio de proteínas enzimáticas, nos faz pensar que o processo de evolução das moléculas mais complexas iniciou com moléculas de RNA. Assim, acredita-se que moléculas de fosfolipídios tenham surgido ao acaso, espontaneamente, e que passaram a constituir as primeiras bicamadas fosfolipídicas, passando estas então a envolver um conjunto de moléculas de RNA (ácido ribonucleico), nucleotídeos, proteínas e outras moléculas. Nascia assim a primeira célula, com sua membrana fosfolipídica.

6) O ozônio é produzido na própria estratosfera através de uma reação fotoquímica onde a radiação ultravioleta decompõe o oxigênio em sua forma atômica. O oxigênio atômico logo em seguida, pela ação de um catalisador, se une a uma molécula de oxigênio originando o ozônio que então sobe para camadas mais altas e sofre novamente a ação dos raios UV que decompõem a molécula de ozônio em uma reação de destruição e criação constante e equilibrada. O oxigênio começou a ser produzido, atreves do processo fotossintético, aos 3.800 milhões de anos da terra. Como a vida se passava na água e nos sedimento inundados, o oxigênio produzido era rapidamente usado para alimentar diferentes reações químicas ao nível da crosta.

7) A organelas, que compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estável entre organismos. Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias (organelas celulares) dos organismos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) têm origem num procarionte autotrófico provavelmente um antepassado das cianobactéria atuais que viveu em simbiose dentro de outro organismo, também unicelular, mas provavelmente de maiores dimensões, obtendo assim proteção e fornecendo ao hospedeiro a energia fornecida pela fotossíntese.

8) A- Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. São formados a partir de duas subunidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossômico (RNAr) à uma enorme quantidade de proteínas, cerca de 50 tipos proteicos diferentes. Fundamentais estruturas do controle metabólico, o ribossomo somente funciona quando as subunidades se fusionam. B- As mitocôndrias estão imersas no cito sol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com