TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Trabalho Universitário: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Ir para o conteúdo principal

Fórum de Discussão

Modo de visualização

Passos do Desafio - Resumo

por Nelly Carla - quinta, 5 Mar 2015, 16:03

Olá!

Como mencionado anteriormente, iremos conversar um pouco sobre o desafio. Com base no arquivo postado em nossas salas de aula, aqui disponibilizo um breve resumo.

Desafio Profissional

Objetivo:

Elaborar um esboço de pesquisa a partir da história da profissionalização docente e de entrevistas a algumas professoras de educação infantil.

Passo 01

Realize uma pesquisa que apresente um breve panorama do magistério no Brasil, com ênfase na educação infantil. Construa em até duas páginas o breve histórico da profissionalização docente.

Passo 02

Encontre professores(as) da educação infantil e questione sobre as motivações pelas quais assumiram a carreira docente. Elabore um roteiro de entrevista padrão. Aproveite a oportunidade para levantar dados biográficos que considerar relevantes. Entreviste pelo menos três profissionais para que seja possível contrastar informações e compreender com maior abrangência suas biografias. Acompanhando as histórias destes educadores será possível reconhecer a motivação pela qual escolheram a profissão e os métodos e abordagens utilizados para a docência na educação infantil.

Passo 03

Questionar as depoentes sobre a forma como foram alfabetizadas e também os métodos e abordagens adotados na prática docente é uma preocupação de Sofia e deve ser sua preocupação também. Em suas entrevistas, desenvolva questões que explorem tanto os métodos quanto as didáticas que favoreciam a aprendizagem da língua escrita.

Passo 04

Elabore um texto dissertativo de pelo menos duas páginas que reflita sobre os resultados obtidos em sua pesquisa. Organize todo este material, a pesquisa sobre o processo histórico de profissionalização docente, os relatos transcritos ou redigidos das depoentes e finalmente atribua um título ao esboço que você preparou e inclua sua análise sobre o conteúdo das fontes orais coletadas.

Temos algumas sugestões de leitura e de vídeos após as orientações pedagógicas, as quais ajudarão de forma efetiva a sistematização e organização de suas concepções, acerca do que será construído e estruturado em seu trabalho.

o LENGERT, Rainer. Profissionalização docente: entre vocação e formação. Revista de Educação, Ciência e Cultura | v. 16 | n. 2 | jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2014.

o YOUTUBE. História da Educação no Brasil - Aula 23 - A feminização do magistério. Univesptv. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Yz5WuZ7iG_g>. Acesso em: 12 nov. 2014.

o YOUTUBE. D-21 - Narrativa histórica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com