TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Monografias: Biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  292 Visualizações

1) Qual a constituição dos fosfolipídios da membrana celular e sua importância nas membranas celulares.

Os fosfolipídios são lípidos que contêm ácido fosfórico como mono ou diéster. São constituídos por uma molécula de glicerol, duas (ou uma) cadeias de ácidos graxos (uma saturada e uma insaturada), um (ou dois) grupofosfato e uma molécula polar ligada a ele. Neste grupo estão incluídos os ácidos fosfatídicos e os fosfoglicerídios.

São moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma cabeça constituída pelo grupo fosfato que é polar ou hidrofílica (tem afinidade por água) e uma cauda constituída pelas cadeias de ácidos gordos apolares ou hidrofóbicos, isto é que repele a água. Essa característica é fundamental para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o meio extracelular.

Os fosfolipídios são os constituintes principais das membranas celulares. Cada membrana é constituída por uma dupla camada fosfolipídica organizada de modo a que as cabeças hidrofílicas (fosfatos polares) fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofóbicas (ácidos graxos apolares) para o interior. Esta organização permite tornar a membrana seletiva, pois só atravessam a membrana por difusão simples as substâncias lipossolúveis, além da água, apesar de ser uma molécula polar, que também atravessa a membrana celular, por ser uma substância essencial para qualquer tipo de vida. Nas membranas existem vários tipos de fosfolipídios, entre eles a fosfatidilserina, a fosfatidiletanolamina, a esfingomielina e a fosfatidilcolina.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com