TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Vida

Casos: Origem Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 4

Este artigo tem como foco o estudo científico da origem da vida. Os aspectos filosóficos e religiosos são tratados em página própria dedicada à Cosmogonia. A evolução histórica (ou pré-científica) do tema, anterior à refutação experimental da geração espontânea é tratada na página dedicada à Abiogênese.

Os estudos científicos da origem da vida, ocasionalmente também denominados evolução química, constituem um ramo pluridisciplinar da ciência, que envolve, além da Química e da Biologia, conhecimentos de Física, Astronomia e Geologia. Seu objeto de interesse são os processos que teriam permitido aos elementos químicos que compõem os organismos atingirem o grau de organização estrutural e funcional que caracteriza a matéria viva. O fato de que estes processos requerem condições determinadas, que só podem ocorrer em locais específicos do universo, conecta o estudo da origem da vida à Astrobiologia.

Os modelos propostos para a origem da vida são tentativas de recriar a história desta evolução e é importante destacar que não existe, na maioria das etapas deste processo, nenhum consenso entre os cientistas. É uma situação inteiramente distinta da evolução biológica onde o modelo evolucionista Darwiniano encontra-se bem estabelecido há mais de um século. Para melhor situar o problema é indispensável em primeiro lugar examinar os níveis de organização inerentes à matéria viva e então discutir como os modelos propostos para a origem da vida (ou biopoese) tentam resolvê-los.

A presença de água em estado líquido é um fator fundamental da vida em nosso planeta, e, até onde podemos conceber, um requisito essencial para a vida em qualquer ponto do universo.

Índice

[esconder] 1 Níveis de organização dos organismos vivos 1.1 Materiais disponíveis (Elementos biogênicos)

1.2 Distribuição dos elementos biogênicos no universo

1.3 Combinação (Compostos orgânicos)

1.4 Agregação dos materiais orgânicos

1.5 Orientação espacial (Quiralidade)

1.6 Organização funcional

1.7 Transmissão da informação

2 Evolução das ideias 2.1 Hipótese heterotrófica (ou clássica)

2.2 O papel das argilas

2.3 Modelos Hidrotermais.

2.4 Modelos abstratos

2.5 Modelos metabólicos - O mundo dos tioésteres

2.6 O "Mundo do RNA"

2.7 Visões alternativas 2.7.1 Panspermia

2.7.2 Ecopoese

3 Referências

Níveis de organização dos organismos vivos [editar]

Materiais disponíveis (Elementos biogênicos) [editar]

O primeiro requisito fundamental refere-se à disponibilidade dos elementos químicos essenciais à vida. De fato, o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre, denominados coletivamente "elementos biogênicos" (geradores de vida), estão entre os mais abundantes do universo. Pertencem igualmente ao grupo dos elementos mais leves da tabela periódica, e são ou formam facilmente compostos voláteis. Estão, por isso, sempre presentes em grande quantidade em planetas ou satélites grandes e frios o suficiente para possuírem atmosferas, e tendem a se acumularem em suas camadas superficiais. Por outro lado, a natureza das reações bioquímicas conhecidas exige que as temperaturas reinantes permitam a existência de água em estado líquido. Estes limites são fundamentais aos conceitos de habitabilidade planetária e de zona habitável.

Distribuição dos elementos biogênicos no universo [editar]

A situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com