TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Vida

Exames: Origem Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 7

Segundo cientistas, o planeta Terra foi formado há aproximadamente 4,6 bilhões de anos após uma grande explosão. Na atmosfera havia muita água, gases e relâmpagos. Quando esses três elementos se juntaram, deram surgimento a diversas substâncias que começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida. As células eucarióticas teria surgido há cerca de 2000 a 1400 M.a., seguidas dos organismos multicelulares há cerca de 700 M.a. Neste espaço de tempo os fósseis são abundantes, indicando um processo evolutivo rápido. Até ao século XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a Vida era obra de uma entidade toda poderosa, fato que servia para mascarar a não existência de conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional, surgem várias teorias alternativas, baseadas na observação de fenômenos naturais.

A explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.Essa é a explicação sistemática da origem do universo, conforme a teoria do Big Bang. Aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores.

Outra teoria da origem da vida seria a Teoria da Panspermia Cósmica, a hipótese se baseia na ideia de que a vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos que abrigavam formas de vida primárias. O apoio à ideia reside no fato de que, cientificamente, já foi encontrada matéria de natureza orgânica em meteoróides e meteoritos e de que há organismos microscópicos conhecidos suficientemente resistentes para, em teoria, suportar uma viagem espacial até aqui, mesmo considerado que as condições que esses teriam de enfrentar sejam as mais extremas já cogitadas.

Uma teoria que gerou muita controvérsia e até hoje é muito lembrada é a Teoria da Abiogênese. Ela defendia que os seres vivos se formaram a partir de material orgânico em decomposição. Era como se a vida brotasse de materiais não vivos, daí o nome. Essa teoria teve como base as observações feitas por cientistas da época que acreditavam ser essa a única explicação para o aparecimento de bichos dentro de frutas, por exemplo. Outro fato bastante citado é o do aparecimento de moscas num pedaço de carne exposto ao ar livre.

.Mais um exemplo que serviu de base para que teoria fosse defendida foi a de que os sapos brotariam do lodo nas margens de rios, quando na verdade sabemos que não é nada disse. Logo depois da criação da teoria muitos estudiosos resolveram tentar, através de experiências, comprovar ou reprovar a hipótese da abiogênese. Foi esse o caso do cientista italiano Francesco Redi. Em 1660 Francesco realizou o seguinte experimento: ele retirou dois pedaços de uma mesma porção de carne e colocou os dois em recipientes separados, um aberto e o outro fechado com gaze. Depois de alguns dias ele observou que apenas no frasco aberto houve o aparecimento de moscas, enquanto no fechado com gaze onde ocorria ventilação normalmente, nada apareceu. Assim ele concluiu que as moscas não se formavam a partir da carne, e sim são depositados em forma de ovos pelos insetos que passam por lá. Apesar de muito simples, o experimento de Redi ajudou a derrubar a teoria da abiogênese mostrando que os seres vivos não se formam de matéria orgânica em decomposição.

A experiência de Redi favoreceu a biogênese, teoria segundo a qual a vida se origina somente de outra vida preexistente.

Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se "todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo". Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam microrganismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruidor pelos raios cósmicos e ultravioleta que varrem continuamente o espaço sideral.

Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para o origem da vida. Sua hipótese se resume nos seguintes fatos:

* Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água.

* Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioleta, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera

* Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo.

* Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.

* As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos.

* As proteínas dissolvidas em água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com