TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Carboidratos

Tese: Biologia Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.

Podem ser divididas em classes :

Monossacarídeos → unidade mais simples dos glícideos (monômeros), não catabolizados pelo processo digestivo, reunindo a seguinte subdivisão:

- as trioses, moléculas com três átomos de carbonos .

- as tetroses, moléculas com quatro átomos de carbonos .

- as pentoses, moléculas com cinco átomos de carbonos .

- e as hexoses, moléculas com seis átomos de carbonos .

Dissacarídeos → substâncias formadas da união de dois monossacarídeos, a partir da síntese por desidratação .

Polissacarídeos → polímeros formados pela união de vários monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação.

2 - As funções dos carboidratos são:

1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais.

2- Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia.

3. Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.

3 – São classificados em Aldoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-aldeido, como a glicose , galactose, arabinose e manose:Cetoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-cetona, como a frutose . Monossacarideos com cinco átomos de carbono temos a ribose e com seis temos a galactose.

4 - Na natureza, o monossacarídeo mais abundante é o açúcar com 6 átomos de carbono .

5 - Os estereoisómeros (isómeros estereoquímicos) são compostos que apresentam a mesma fórmula de estrutura mas diferem na fórmula estereoquímica, ou seja, os átomos assumem diferentes posições relativas no espaço. Os estereoisômeros podem ser subdivididos em duas categorias gerais: enantiômeros e diasteroisômeros. Os enantiômeros são estereoisômeros cujas moléculas são imagens especulares não superponíveis. Os diasteroisômeros são estereoisômeros cujas moléculas não são imagens especulares uma da outra.

6 – Em moléculas que apresentam mais de um carbono assimétrico, podemos calcular o número de estereoisômeros por 2n, onde n é o número de carbonos assimétricos da molécula. No entanto, quando existem carbonos assimétricos idênticos, a simetria de algumas estruturas elimina alguns estereoisômeros. Para ter certeza, em duas dimensões, se duas estruturas são ou não sobreponíveis, recorre-se à representação de Fischer .

7 - Aldoexoses 24 = 16 estereoisomeros, 8 na forma D e 8 na L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com