TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Humana

Artigo: Biologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 11

BIOLOGIA HUMANA

DESCRIÇÃO DO TRABALHO.

CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Disciplina: CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO 1.

Data Início do Projeto 12/08/2013

Data Término do Projeto 21/08/2013

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular, os dois tipos básicos de células são as procarióticas e as eucarióticas.

 Características da Célula Procariota

As células procarióticas são muito diferentes das eucarióticas. A sua principal característica é a ausência de membrana nuclear, individualizando o núcleo da célula.

A ausência de alguns organelos e o reduzido tamanho, acredita-se que se deva ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação.

Estas células são desprovidas de mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo membrana nuclear o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. Possuem DNA na forma de um anel não associado a proteínas.

 Características da Célula Eucariota

A característica principal deste tipo de célula é que elas possuem núcleo individualizado delimitado por uma membrana nuclear (ou Carioteca); além de apresentarem imersos (mergulhados) em seu citoplasma várias organelas membranosas (estruturas que apresentam funções especificas), os eucariontes compreendem todos os seres vivos, com exceção das bactérias e das ciano bactérias, além dos vírus.

Existem dois tipos de células eucariotas:

*eucariota animal: No interior da célula animal, há um núcleo típico de uma célula eucariótica. Todo o espaço existente entre o núcleo e a membrana plasmática constitui o citoplasma.

*eucariota vegetal: A célula vegetal é revestida pela membrana plasmática. Externamente, possui a parede celular ou esquelética, constituída por celulose, uma grande molécula de açúcar sintetizada pela própria célula.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos conhecidos como DNA e RNA, são formados basicamente por oxigênio, hidrogênio e carbono.

Principais funções das biomoléculas:

ÁGUA: a principal biomolécula, composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, constituindo o H2O água não é apenas importante, mas indispensável para a vida humana, representando cerca de 60% do peso de um adulto, nos bebês a proporção é ainda maior 70%, é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina, na pele e nos cerca de 20% dos ossos.

CARBOIDRATOS: considerado a maior fonte de energia para o metabolismo celular, constituído por um átomo de carbono e dois de hidrogênio e um de oxigênio, portanto é composto por carbono. Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia reserva de energia, estrutural, matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas a energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis.

LIPÍDIOS: os lipídios também chamados de gorduras são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

PROTEÍNAS: são moléculas muito importantes em nossas células. Elas estão envolvidas em praticamente todas as funções celulares. Cada proteína dentro do corpo tem uma função específica. Algumas proteínas estão envolvidas no apoio estrutural, enquanto outros estão envolvidos no movimento corporal, ou na defesa contra germes.

Anticorpos são proteínas especializadas envolvidas na defesa do organismo.

Proteínas contráteis são responsáveis pelo movimento. Exemplos incluem actina e miosina. Estas proteínas estão envolvidas em músculo contração e movimento.

Enzimas são proteínas que facilitam as reações bioquímicas. Eles são muitas vezes referidos como catalisadores porque acelerar as reações químicas.

Proteínas hormonais são proteínas mensageiras que ajudam a coordenar as atividades de certas corporais. Exemplos incluem a insulina, a oxitocina, e somatotropina. A insulina regula o metabolismo da glicose, controlando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com