TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Humana

Pesquisas Acadêmicas: Biologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 5

1-O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Os dois tipos de celulares são: Procariontes e Eucariontes.

As células Procariontes não apresentam núcleo organizado pelo envoltório nuclear. Sua principal característica é possuir poucas membranas, possui apenas a membrana plasmática. Possuem também citoplasma simples com poucas organelas e polirribossomos constituídas por ribossomos ligados as moléculas de RNA mensageiro. E as células Eucariontes possuem o núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma carioteca. A presença de membranas é sua principal característica e seu núcleo e citoplasma são bem destinos.

2-Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

Os principais componentes químicos são: Água, Carboidratos, Lipídio, Proteínas e Ácidos Nucléicos.

A Água possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os organismos vivos. Ela é o maior constituinte do organismo, tanto que o corpo humano é composto por 70% de água. Ela está presente em todos os processos metabólicos celulares.

Os Carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza que podem ser considerados a principal fonte de energia celular. Constitui a estrutura da membrana celular e da matriz extracelular.

Os Lipídios são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias hidrocarbonadas apolares ou hidrofobias, por isso, são insolúveis e solúveis em solventes orgânicos (éter, benzeno, clorofórmio e álcool). Tem como importante função a reserva energética e estrutural, sendo principal componente da membrana plasmática. Outra função importante é a manutenção da temperatura corporal em animais homeotérmico (mamífero).

As Proteínas são macromoléculas formadas por uma longa cadeia de aminoácido unida entre si por uma ligação peptídica. Cada proteína possui uma seqüência única de aminoácidos que permite uma estrutura e uma função especifica. Se houver a mudança de um aminoácido da cadeia, alteram-se a função e a estrutura da proteína. Por esse motivo a proteína é a biomolécula com maior diversidade estrutural e funcional

Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas por uma longa cadeia nucleotídeos e são de grande importância biológica, cada vez que estão relacionados com o controle de atividades celular e com o armazenamento das informações genéticas. As duas formas de ácidos nucléicos encontrados nos seres vivos são: DNA e RNA

3- Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

A membrana plasmática é composta por uma estrutura constituída por dupla camada de lipídios (fosfolipídios) em posição central, na qual são fixadas moléculas de proteínas e carboidratos.

O dois tipos de transporte entre a membrana plasmática são: o transporte passivo e o transporte ativo.

4- Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

A mitocôndria é composta por um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermenbranoso. São organelas responsáveis pela respiração celular e são especializadas na produção de energia celular.

5- Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Os dois tipos de epitélios são: epitélio de revestimento e epitélio glandular.

Os epitélios de revestimentos revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória etc. Já os epitélios glandulares são formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas.

6- Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

O tecido conjuntivo pode ser classificado em: Tecido conjuntivo propriamente dito: pode ser frouxo, denso (modelado ou não modelado). Tecido conjuntivo com propriedades especiais: tecido adiposo, tecidoelástico, hemocitopoético, tecido mucoso. Tecido ósseo e Tecido cartilaginoso.

Tecido conjuntivo propriamente dito Possui como funções a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais tecidos que formam os órgãos e preenchimento.

A principal característica do tecido ósseo é a calcificação da matriz extracelular, conferindo-lhe muita resistência.

A principal característica da cartilagem é a rigidez, devido à mineralização de sua matriz extracelular, à presença das fibras colágenas e à capacidade de absorver impactos em virtude da presença de fibras elásticas.

7- Quais são os tipos de cartilagens encontradas?

São encontradas as Cartilagens Hialina, Cartilagens elástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com