TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio biologia humana

Por:   •  20/10/2015  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

PORTIFÓLIO DE ANATOMIA HUMANA

 

  1. Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano?

Dentro do estudo do ramo da Anatomia, diversos conceitos são muito importantes para a compreensão do estudo. Um termo bastante utilizado e, que deve-se dar ênfase é a Posição Anatômica. Ela é uma posição universal, de referência para a descrição anatômica. A posição anatômica foi imposta com o intuito de evitar erros em sua descrição, havendo uma padronização.

A posição anatômica nos mostra o indivíduo em uma posição padrão: posição ereta, cabeça voltada para frente, membros superiores ao lado do corpo com a palma da mão virada para frente, membros inferiores unidos e também voltados para frente.

Não menos importante há os planos de secção que mostram o caminho que se deve tomar na hora da dissecação de corpos (prática realizada desde muito anos atrás). Esses planos são: plano de secção mediano, plano de secção sagital, plano de secção frontal e plano de secção transversal. Juntamente com os planos há a necessidade de estudo dos eixos do corpo humano, estes juntos também nos mostram os movimentos que o nosso corpo realiza. Os eixos são: eixo vertical, eixo sagital e eixo transversal.

  1. Qual são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico desse aparelho para a sua formação?

O aparelho locomotor é responsável pelos diversos movimentos do corpo, como o próprio nome já diz, ele serve para locomover os seres vivos. Também tem a função de proteger os órgãos do nosso corpo, e dar sustentação. Ele é formado pelo sistema muscular e o sistema esquelético. O sistema muscular é formado por tecidos musculares (músculos) e o sistema esquelético é formado pelos ossos e por estruturas cartilaginosas.

O aparelho locomotor deve ser estudado bem pelos estudantes de educação física pois ele é com ele que irão trabalhar futuramente através do exercício físico.  Através da pratica de exercícios físicos, promove-se o desenvolvimento das capacidades que o nosso corpo possui, prevenindo doenças e dores e trazendo um grande bem estar para os praticantes, e os mais beneficiados com isso são os nossos músculos.

Assim, podemos dizer que o estudo anatômico desse aparelho para a formação do estudante de educação física é muito importante, sempre buscando o bem estar e a saúde.

O estudante de Educação Física deve estar disposto a estudar detalhadamente cada tópico citado anteriormente, pois a sua ferramenta de trabalho é o corpo humano, então o conhecimento sobre suas partes e movimentos é necessária. O nosso corpo é muito complexo e necessita de atenção em cada parte, e como os olhares sobre ele podem muitas vezes ser diferentes, houve a necessidade de uma padronização da posição do corpo do indivíduo na hora do estudo, assim não há erros e diferenças no resultado final.

Através dos estudo dos sistemas do nosso corpo, somos capazes de entender o seu funcionamento e suas necessidades, e, buscar de forma mais eficiente melhores resultados. A pratica de exercícios físicos regulares traz uma série de melhorias e benéficos ao nosso corpo e a nossa saúde por isso o incentivo as atividades em qualquer idade é necessária. E, ai entra o profissional de educação física, mostrando o melhor caminho e técnicas para que esses ou outros objetivos sejam alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com